Vasco se prepara para rever Alberto Valentim, hoje técnico do Avaí
Terça-feira, 08/10/2019 - 13:52
Pouco mais de cinco meses, no futebol brasileiro, são quase uma eternidade. Esse é o tempo que se passou desde que Alberto Valentim saiu do o Vasco e uma transformação aconteceu em campo e nas arquibancadas. Quinta-feira, na Ressacada, será a vez de passado e presente se reencontrarem.

À frente do Avaí, Valentim terá que encarar a versão vascaína de Vanderlei Luxemburgo, bem diferente daquela que deixou quando foi demitido por Alexandre Campello, horas depois de perder o título estadual para o Flamengo, no fim de abril.

Quatro jogadores que atuaram naquela decisão nem estão mais no clube: Maxi López, Lucas Mineiro, Lucas Santos e Yan Sasse. Já nomes que eram preteridos pelo ex-treinador cruz-maltino cresceram com a comissão técnica atual — o maior exemplo é o zagueiro Oswaldo Henríquez. Com Valentim, o atacante Talles Magno ainda estava no sub-20. Da equipe titular atual, o volante Richard e o meia Marcos Júnior nem estavam no elenco. Pikachu de volta à lateral também é obra de Luxemburgo.

O Vasco dos tempos de Valentim teve 52,8% de aproveitamento, enquanto o time atual soma 45,6% dos pontos. Mas isso não parece incomodar a torcida, que em grande parte rejeitava o ex-comandante, mas é fã do estilo de Luxemburgo — o "pofexô" é quase uma unanimidade. Essa mudança na arquibancada é positiva para o time: melhora o ambiente e ameniza pressões.

As duas equipes ainda estão no mesmo contexto no Brasileiro: lutam para se afastar da zona de rebaixamento. A situação do Vasco é consideravelmente mais confortável, as cinco pontos da primeira equipe na degola. Já o Avaí é penúltimo colocado, está com a corda no pescoço para se manter na Série A.



Fonte: Extra Online (texto), GloboEsporte.com (foto)