Jomar ganha apoio de Nenê e Rodrigo e ajuda projeto social na comunidade em que cresceu

Sábado, 25/06/2016 - 09:44
comentário(s)

Jomar com a família em Costa Barros, Zona Norte do Rio de JaneiroCom a frequência máxima permitida pela rotina de viagens e jogos do Vasco, Jomar costuma repetir um trajeto nas horas livres. Avança 10 quilômetros ao norte do Rio de Janeiro e sai de sua casa, em Cascadura, para visitar o lugar onde cresceu: o Morro da Pedreira, em Costa Barros, no limite da Cidade Maravilhosa, fronteira com a Baixada Fluminense, região das mais perigosas atualmente no município. Ali, o zagueiro que ganhou nas redes sociais o apelido de Jomito faz jus à alcunha: revê familiares, ajuda crianças e mantém fincadas suas raízes.

Desde que se profissionalizou, Jomar não alterou muito seu estilo de vida. Em vez de rumar para a Barra da Tijuca ou a Zona Sul do Rio de Janeiro, foi para Cascadura, ainda na Zona Norte. Segue perto de Costa Barros. Voltar à Pedreira é mudar de realidade. Em vez do mundo luxuoso do futebol, o defensor vê carcaças de carros abandonadas nas ruas, vielas apertadas e uma comunidade ainda dominada pelo tráfico de drogas, um lugar do qual a política de pacificação da polícia passou longe.

Mas há esperança: no lugar onde cresceu, o zagueiro é visto como exemplo e ajuda da maneira que pode. Hoje, dá apoio ao projeto social para crianças onde ele mesmo deu os primeiros passos no futebol. Ao todo, o “Costa Barros – Lagartixa” abrange 150 jovens.

- O pai dele fica à frente do projeto, que é para tirar as crianças da comunidade e dar oportunidade para que nasçam mais Jomares. O pai dele é o técnico do time de juniores. Tem infantil, juvenil... Em Costa Barros, o Jomar é um exemplo para a comunidade. Por onde passa, as pessoas pedem autógrafo, tiram foto com ele – disse Jouber Andrade, empresário que trabalha com Jomar desde o início da carreira.

Amizade com Luan

Neste sábado, Jomar estará bem longe de onde cresceu. Será titular do Vasco contra o CRB, em Maceió, pela 12ª rodada da Série B, às 16h30 (de Brasília). Mas ainda num ambiente de carinho: ao substituir o suspenso Rodrigo, fará dupla com Luan, seu amigo desde as divisões de base do Cruz-Maltino.

- O Luan é um grande jogador. Cheguei em 2011, e ele se machucou. Fiz uma estreia boa, e depois começamos a jogar juntos na base. Luan é um espelho. Vai na minha casa, eu vou na dele. Esse ambiente com ele é muito bom. Foi meu companheiro de quarto já. Seremos uma grande dupla no jogo deste sábado – afirmou o defensor.

Jomar está no Vasco desde 2011, quando veio do Tigres ainda para o sub-20. Ao chegar, conheceu Luan, Jordi e Henrique, todos hoje nos profissionais. O defensor ainda não se firmou como titular, mas, com a saída de Rafael Vaz, virou o substituto imediato para qualquer desfalque na zaga.

Fora de campo, Jomar é dos mais queridos no elenco. Quem acompanha os treinos do Vasco se acostumou com as brincadeiras de Nenê com o zagueiro (veja duelo de chutes entre os dois durante a pré-temporada no vídeo abaixo). O camisa 10 divide com Rodrigo a função de aconselhar o jovem no futebol.

A retribuição vem na admiração que o defensor nutre pelos veteranos. No lugar do xerife, contra o CRB, poderá mostrar que está aprendendo e, assim, dar um motivo de alegria à Pedreira.



Fonte: GloboEspote.com