Mirim: Conheça João Vicente, meia vascaíno destaque no Metropolitano Sub-13

Quinta-feira, 15/10/2015 - 02:35
comentário(s)

Numa equipe de futebol, quando o coletivo está forte, o individual costuma aparecer. No sub-13 do Vasco da Gama não é diferente. Líder do Campeonato Metropolitano com seis vitórias em seis jogos, o cruzmaltino possui alguns dos principais jogadores do torneio. Além do volante João Victor Souza, do meia Thiago Vinícius e do atacante Marlon dos Santos, que já tiveram seus perfis divulgados pelo Site Oficial, um outro jovem vem chamando a atenção.

Trata-se de João Victor Vicente, que apesar da pouca idade reúne características indispensáveis para o sucesso no esporte em sua atual conjuntura. Além de ser habilidoso e dotado de uma técnica refinada, o garoto de 13 anos possui uma boa leitura de jogo e cumpre de maneira perfeita sua função tática em campo. Esses atributos fazem do meio-campista uma peça fundamental no esquema adotado pelo treinador Vinícius Almeida na equipe mirim.

- Não gosto muito de falar sobre um jogador em específico, mas o Vicente tem atuado muito bem nesta temporada. Além de possuir um talento fora do comum, ele se destaca, em primeiro lugar, pelo fato de jogar pensando no melhor para a equipe. É por conta do bom momento coletivo que o individual dele está aparecendo. Não só dele, mas de todos os outros jovens atletas que fazem parte do nosso grupo - declarou o comandante do sub-13.

Nascido em Campo Grande, onde deu os primeiros chutes aos cinco anos, Vicente chegou ao Vasco no início de 2013 após passagens por Bangu e Bonsucesso. Logo em sua primeira temporada, assumiu a titularidade da geração 2002 e foi peça importante na conquista da Copa Light sub-11, marcando inclusive um golaço de bicicleta na decisão. Em 2014, com o elenco sub-12, disputou em Portugal o Mundialito de Clubes e marcou sete gols.

- O Vasco é minha segunda casa. Já estou aqui faz dois anos e me sinto confortável. Tenho sonhos vestindo essa camisa e penso em permanecer por muito tempo. Valorizo muito essa oportunidade, pois muitos meninos gostariam de estar jogando num clube como o Vasco. Estou muito feliz com o meu momento, treinei muito para isso. Sei que não jogo sozinho e por isso agradeço aos meus companheiros pela ajuda. Nossa equipe é muito unida, um joga pelo outro. Esse é o nosso segredo - disse o jovem, que já balançou as redes cinco vezes no Campeonato Metropolitano.

Vicente admira o futebol de Lionel Messi, assim como a maioria dos meninos de sua idade, mas engana-se quem pensa que ele não valoriza nenhum grande nome da história vascaína. O meio-campista, que atua com a camisa 8, tem como ídolo um jogador que marcou época com esse número: Juninho Pernambucano. O "Reizinho", porém, não é o único que conta com a simpatia do garoto. Outros atletas, alguns inclusives da base vascaína, são considerados exemplos pelo armador.

- Eu tenho como ídolos o Messi e o Juninho Pernambucano porque eles jogam para a equipe e não para si. Admiro o Messi por seu controle de bola e o Juninho por sua batida de falta. Quando a geração 2000 treinava conosco, eu sempre via o Paulinho (sub-15) jogar. Ele não é fominha, coloca sempre o grupo em primeiro lugar. É uma grande inspiração. Gosto também do João Pedro (sub-15) e do Mateus Vital (sub-20), além do Guiñazu, por sua raça, e do Nenê, por conta dos seus dribles de salão - revelou Vicente, um nome que a torcida vascaína irá se acostumar a ouvir nos próximos anos.

MAIS SOBRE JOÃO VICTOR VICENTE

Nome completo: João Victor Vicente Rodrigues

Apelido: Vicente

Data de Nascimento: 15/04/2002

Local de Nascimento: Rio de Janeiro (RJ)

Posição: Meio-campo

Categoria: Sub-13

Ídolos: Messi e Juninho Pernambucano

Sonho: Chegar ao profissional do Vasco

Frase: "Quando não há certeza, tudo é possível"



Fonte: Site oficial do Vasco