Atletismo: Prefeitura interdita pista do Engenhão, onde os atletas vascaínos treinam; técnica Solange Chagas comenta

Quinta-feira, 18/06/2015 - 09:22
comentário(s)

A terça-feira foi um dia de tristeza para o atletismo do Rio. Ao chegarem para treinar na pista anexa do estádio olímpico Nilton Santos (Engenhão), atletas dos principais clubes da cidade depararam-se com máquinas iniciando o processo de remoção da estrutura. Desde o fechamento do estádio Célio de Barros, há dois anos, o local vinha sendo usado como principal polo de treinamento da cidade. A um ano e dois meses das Olimpíadas do Rio, cerca de 100 atletas estão sem lugar para treinar, incluindo competidores da categoria adulta.

- É lamentável o que está acontecendo. Estou muito chateada. Dei um treino no início da manhã nessa mesma pista a estava tudo normal. À tarde, quando voltei para treinar com outra equipe, a pista estava bastante destruída, com máquinas trabalhando. Já sabíamos que o local entraria em obras, mas a prefeitura ficou de nos avisar sobre o início da reforma. Fomos pegos de surpresa, sem tempo de procurar outro local. Nesta terça, tivemos que treinar na pista de aquecimento, que não é adequada. Nesta quarta, terei que treinar com alguns atletas na Quinta da Boa Vista - revelou a coordenadora técnica de atletismo do Vasco, Solange Chagas do Valle.

O fechamento da pista anexa do Engenhão sem um comunicado prévio a clubes e federação repercutiu nas redes sociais. Após a divulgação do fato no perfil pessoal de Solange, atletas e dirigentes demonstraram indignação com o episódio. Uma delas foi Rosângela Santos. Uma das principais velocistas do país, a carioca chegou a sugerir ironicamente a mudança da cidade-sede das Olimpíadas de 2016. Além do Vasco, outros clubes de atletismo como Mangueira, Santa Mônica e Vale utilizam o estádio Nilton Santos como local de treinamento.

- Eu estou em choque até agora, muito difícil acreditar que isso está acontecendo. Eu gostaria muito de acreditar que eles estão fazendo isso porque precisam reformar a pista para as Olimpíadas no ano que vem... Como gostaria de acreditar, porque acho muito difícil que isso esteja acontecendo por esse motivo. É triste ver sonhos e dedicação sendo destruídos. O COI poderia voltar atrás e colocar as Olimpíadas do ano que vem em Londres de novo, já que lá está tudo pronto. Ou quem sabe mesmo até em Tóquio, pois tenho certeza que lá também já está pronto, mesmo com as Olimpíadas só sendo em 2020 - desabafou Rosângela.

Palco do atletismo do Rio 2016, o estádio Nilton Santos está sendo reformado pela Prefeitura do Rio, que contratou a construtora Augusto Veloso para executar a obra sob um investimento municipal de R$ 52 milhões. Além da troca das pistas principal, anexa e de aquecimento, todas fora do padrão determinado para receber provas olímpicas e paralímpicas de atletismo, a Augusto Veloso terá a incumbência de fazer uma revisão do sistema de distribuição de energia e da iluminação das pistas, além de adequar a infraestrutura para passagem dos cabos do sistema de cronometragem, energia e transmissão.

O edital prevê ainda a instalação de bebedouros, a construção de banheiros acessíveis nas áreas médicas, a recuperação da pintura e limpeza, adequações de acessibilidade para o público e para atletas cadeirantes, a implantação de infra estrutura para atendimento ao overlay, o reforço estrutural para receber arquibancadas, a recuperação de pinturas e elementos de concreto, a execução de banheiros nos 8 postos médicos e a recuperação de paredes e pisos.

Procurada pelo GloboEsporte.com, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Obras, não se pronunciou até o momento da publicação da matéria.



Fonte: GloboEsporte.com