Remo: Vasco da Gama conquista antecipadamente o Circuito Poder Marítimo de Remo Escaler Misto

Segunda-feira, 16/09/2013 - 08:39
comentário(s)

Assim como havia feito no ano passado, quando conquistou pela primeira vez a competição, o remo vascaíno alcançou neste domingo (15/09), em meio às provas da 37ª Regata a Remo da Escola Naval, o título com duas regatas de antecipação do Escaler Misto na 13ª edição do Circuito Poder Marítimo, que é organizado pela Marinha e tem regatas espalhadas durante o ano. O Vasco apenas não conquistou a vitória na primeira regata, quando terminou em segundo na prova. Entretanto, ganhou o restante e, com a vitória na etapa que é realizada em meio à regata da Escola Naval (que não abrange apenas provas de Escaler, mas principalmente provas olímpicas, e o Vasco a conquistou na edição de 2013), é campeão com muita antecipação. O treinador Alexandre Lavadeira foi o principal responsável pela condução da equipe vascaína, que após a confirmação do título entoou o tradicional grito de "Casaca" de maneira efusiva.

O Escaler é um barco bem antigo e é guarnição de cerca de uma tonelada em que não se usa as pernas para a prática do remo, apenas os braços, com bancada fixa, proa fina e popa quadrada, sendo uma importante característica da Marinha, na qual o Escaler é utilizado para a formação dos marinheiros, para cerimônias e também para competições, com esta faceta sendo intensificada a partir de 2001, com o advento do Circuito Poder Marítimo. Desta forma, o Vasco, como instituição civil, é exceção em meio a várias organização militares da Marinha que disputam, como CIAGA, CIAA, Corpo de Fuzileiros Navais, Escola Naval etc. Agora o Vasco disputa as últimas duas regatas do ano apenas para "cumprir tabela": o bicampeonato já está garantido. Na categoria Misto (existem vários outros tipos de Escaler participantes do Circuito Poder Marítimo, como Sênior, Sub-24 e Veteranos, entre outros), os componentes são divididos igualmente entre homens e mulheres, além do timoneiro Bruno de França. O barco que o Vasco utiliza nas provas de Escaler é emprestado pela Marinha (pesa praticamente uma tonelada, o que quase inviabiliza seu armazenamento na garagem vascaína, o que faz com que o empréstimo seja feito), e o treinamento é muito pouco. Ainda assim, os vascaínos mostraram sua força e ganham a competição com larga vantagem, o que também de certo modo assusta os adversários, bem mais acostumados com o barco de Escaler.

Um dos principais motivos para o Vasco se manter competindo neste tipo de barco é o fato de que ele marcou presença nos primórdios do remo no clube, no recém-fundado Club de Regatas Vasco da Gama.

Confira a foto dos vascaínos comemorando a vitória na prova da regata da Escola Naval, a qual deu o título antecipado:




Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco