Tamanho da letra:
|

Comandante do Gepe desaconselha clássicos em São Januário


Quinta-feira, 03/11/2011 - 10:07

O Vasco pressionou para que o clássico contra o Botafogo, válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, fosse disputado em São Januário ao invés do Engenhão. Essa decisão deverá ser oficializada nesta quinta-feira, data limite no Estatuto do Torcedor para que o jogo mudasse de local. A CBF não funcionou nesta quarta-feira devido ao feriado, mas a entidade espera somente a liberação da Polícia Militar para confirmar o confronto na casa vascaína.

O tenente-coronel do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento nos Estádios), no entanto, não considera aconselhável fazer um clássico com as torcidas dividas igualmente em São Januário. De acordo com João Fiorentini Guimarães, a decisão se o estádio teria ou não condições de receber o jogo caberia ao comando da Polícia Militar.

“A decisão não cabe a mim, mas ao comando da Polícia Militar. Se eles me consultasse, eu diria que não acho ideal que o clássico seja disputado em São Januário. As torcidas teriam que ser separadas por cordas, o que não fazemos mais hoje em dia. A informação que me foi passada até o momento é que o Botafogo e Vasco jogarão no Engenhão”, disse.

O gerente de futebol do Botafogo, Anderson Barros, acredita que o jogo será mantido para o Estádio Olímpico João Havelange. Segundo o dirigente, a CBF não se posicionou ainda de forma oficial sobre o assunto, mas a própria entidade marcou o jogo no Engenhão há cerca de duas semanas.

“A CBF não se posicionou de forma oficial, mas o jogo foi confirmado no Engenhão pela própria confederação há duas semanas mais ou menos. Qualquer mudança que ocorra terá que ter uma razão significativa. O comandante do GEPE declarou que não há condições de um clássico ser disputado em São Januário com um público dividido igualmente. Acredito muito que as coisas possam continuar como estão. O jogo só poderá ser mudado de local nesta quinta-feira. Seria muito incoerente se isso ocorresse”, afirmou.

Confiantes em uma sinalização positiva e na consequente autorização do comando da Polícia Militar do estado, o Vasco ainda descarta uma possível mudança após a reunião desta quinta, visto que o clube mandante precisa confirmar a data da partida em um prazo máximo de até 10 dias antes do jogo, tornando a decisão definitiva.

"Estamos bastante confiantes. Mostramos que temos condições de jogar um clássico em casa e aguardamos essa autorização no prazo de dez dias, que expira quinta-feira. Não estamos fazendo nada diferente do que sempre foi feito, mas queremos exercer esse direito", frisou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, afirmando ainda desconhecer qualquer acordo que obrigue o clube a disputar todos os clássicos no Engenhão.

"Isso é uma coisa que ficam falando. Não fiz acordo nenhum de ter que jogar clássico no Engenhão. Eles querem um 'ok' dos órgãos de segurança para que o jogo seja em São Januário e nós estamos trabalhando por isso. Essa é a minha única preocupação no momento", salientou o mandatário cruzmaltino.

Botafogo e Vasco estão duelando pelo título de campeão Brasileiro juntamente com o Corinthians. Os cruzmaltinos e os Paulistas estão com 58 pontos, enquanto que o Glorioso está em terceiro com 55. O Alvinegro volta a campo neste sábado, contra o Figueirense, às 19h, no Engenhão. Já o Gigante da Colina, enfrentará o Santos, neste domingo, às 17h, na Vila Belmiro. Já o Timão, viaja até Uberlândia, onde medirá forças com o lanterna América-MG, no domingo, às 17h, no Parque do Sabiá.

Fonte: UOL