Tamanho da letra:
|

Futebol Americano Masculino: Vasco vence Botafogo por 24 a 13


Quarta-feira, 02/11/2011 - 19:36

Em grande fase dentro das quatro linhas, Vasco e Botafogo estão brigando pelo título brasileiro. Mas não é só no futebol que isso acontece. Ambos também disputam a competição nacional de futebol americano, o Torneio Touchdown. Na tarde desta quarta-feira, as equipes se enfrentaram no Estádio Caio Martins, em Niterói, e os cruz-maltinos levaram a melhor: 24 a 13.

Até meados dos anos 90, era comum assistir partidas da liga de futebol dos Estados Unidos em campos com marcações de futebol americano. Sinal de que o esporte ainda engatinhava nos "States". O que se viu neste feriado de Finados foi o contrário: marcações de futebol americano sobre as tradicionais linhas de grande área e círculo central do Caio Martins, prova da ascensão do futebol americano no Brasil.

No futebol americano, cada time assume um "sobrenome". O Botafogo é o Mamutes, e o Vasco é chamado de Patriotas. Mas nada que influencie na paixão das torcidas, que foram em bom número. Elas dividiram o Caio Martins e cantaram como se estivessem no Engenhão, ou em São Januário. Cada touchdown era festejado como um gol, e cada intercepção ou boa corrida levantava ainda mais os torcedores.

Maestro do Vasco, o quarterback Roni armava as jogadas para os companheiros. Mais ou menos a mesma função de Juninho dentro das quatro linhas. Aliás, Roni vestia a mesma camisa 8 do Reizinho.

– Tive uma lesão na panturrilha esquerda, exatamente como o Juninho. Foi difícil, mas estou aí novamente, pronto para ajudar o Vasco – afirmou o jogador, que é vascaíno e fã confesso de Juninho.

O técnico Carlos Nascimento, do Botafogo, sabe que o clássico de daqui dez dias terá uma importância maior. Mas não por isso deixa de comparar com a rivalidade da bola oval:

– É parecido. Já estamos entre os quatro primeiros, assim como é no futebol. As equipes do Rio de Janeiro têm mostrado muito potencial dentro da nossa modalidade também.

No fim, a vitória foi do Vasco, com direito a coreografia do Trem-Bala da Colina e gritos de "Casaca". Tudo isso em uma prévia do grande duelo do dia 13, que colocará frente a frente dois times em busca de um título nacional. Desta vez, o Brasileirão.




PATRIOTAS SEGUEM INVICTOS

Com a vitória desta quarta por 24 a 13 sobre o Botafogo Mamutes, o Vasco da Gama Patriotas chegou à quinta vitória em cinco jogos. O jogo de ontem foi o primeiro clássico com os dois times jogando completamente equipados, como nas ligas americanas.

O primeiro tempo foi marcado por erros no ataque, mas os cruz-maltinos saíram na frente. Na segunda etapa, o Botafogo chegou a virar, num touchdown do quarterback Menor. Mas logo os vascaínos viraram o jogo e se consolidaram na frente com três touchdowns, dois deles do halfback Leduc.

Com a vitória, o Vasco termina invicto a primeira fase do Torneio Touchdown, mas ficou só em terceiro lugar em seu grupo. Já o Botafogo acabou em segundo na sua chave. Os três primeiros de cada grupo (chamado de conferência) avançam à segunda fase.

OS TERMOS DO JOGO

Touchdown
Objetivo máximo do jogo. Acontece quando se atravessa a linha final do campo adversário. Vale 6 pontos, podendo valer 7 no caso da posterior conversão de um field-goal (chute entre as traves) ou de uma corrida valendo mais dois pontos, totalizando 8.

Linha de scrimmage
É uma linha imaginária que forma a defesa e o ataque, onde fica posicionada a bola, e que não deve ser ultrapassada antes do início do lance.

Quarterback
É o armador das jogadas. Recebe a bola atrás da linha de scrimmage, e lança a um companheiro adiantado, que corre pelos lados ou mesmo pelo meio. O próprio QB (como é chamado) pode correr com a bola até a linha final e marcar o touchdown.

Fumble
É quando um jogador tem o controle da bola, e a deixa cair. Assim, o adversário pode roubá-la para si e iniciar um novo ataque para seu time.

BATE-BOLA

Rafael 'Manning' Rangel
Wide receiver do Vasco da Gama Patriotas

O que representou esta vitória diante do Botafogo?

Estou muito feliz, especialmente por ter sido no primeiro clássico com os dois times jogando equipados. A partida foi duríssima, mas o Vasco mereceu a vitória. O Botafogo também merece os parabéns pelo jogo.

Como você ganhou este apelido de Manning?

No meu primeiro treino pelo Vasco, apareci com uma camisa do Peyton Manning (quarterback do Indianapolis Colts, time da liga americana), e aí o apelido surgiu. Sou um grande fã dele.

E qual é a sensação de atuar em outro esporte que não o futebol, mas pelo clube do coração?

Não há nada melhor do que jogar o melhor esporte do mundo pelo time que você torce. É uma coisa muito emocionante.

Fonte: Lancenet (texto, vídeo), GloboEsporte.com (vídeo)