Tamanho da letra:
|

Vasco quer superar histórico contra Bahia para seguir na luta pelo título


Domingo, 23/10/2011 - 09:56

Vasco e Bahia se enfrentam na tarde deste domingo, às 16h (de Brasília), em Pituaçu. Olhando o momento dos dois clubes na tabela do Campeonato Brasileiro, poucos apostariam em vitória dos donos da casa. No entanto, neste ano o Bahia já mostrou que é carne de pescoço para os cariocas. Mas não é só isso. Historicamente especificamente contra o Vasco, o Tricolor Baiano costuma complicar.

Em Salvador, o Vasco não vence uma partida de Campeonato Brasileiro há 20 anos, ou 14 jogos. O último triunfo dos cariocas na capital da Bahia foi contra o Vitória em 1991. Pela Série A do Brasileiro e contra o Bahia o Vasco não sabe o que é vencer desde 2000. Foram cinco jogos com três vitórias dos donos da casa além de dois empates.

Mas o momento agora é outro. Na cola do Corinthians, o Vasco nem pode pensar em perder para seguir firme na luta pelo título do Brasileiro. E o técnico Cristóvão Borges conta com a força do grupo para conquistar a vitória.

Já o Bahia ocupa a 14º colocação e quer vencer para se afastar de vez da zona de rebaixamento e ainda beliscar uma das vagas para a Copa Sul-Americana. Velho conhecido dos cariocas, o técnico Joel Santana espera surpreender mais uma vez.

A TV Globo exibe a partida para os estados de para os estados do RJ, ES, BA (exceto Salvador), SE, AL, PB, RN, CE, PI, PA, AM, AP, AC, RR, RO, DF e a cidades de Porto Alegre-RS, Petrolina-PE e Juiz de Fora-MG. O canal Premiere, pelo sistema pay-per-view, transmite o jogo para todo o Brasil. O GLOBOESPORTE.COM, em Tempo Real e com vídeos exclusivos, acompanha todas as emoções do confronto, a partir das 15h30m.

AS ESCALAÇÕES

Bahia: o técnico Joel Santana realizou apenas um treino tático durante a semana, por causa das chuvas que atingem Salvador. Diante do contratempo, o treinador deixou claro que pretende fazer poucas mudanças na equipe. As alterações ficam por conta das laterais. Na direita, Marcos e Jancarlos estão lesionados, e dão lugar a Gabriel, que voltará a ser improvisado na posição. Na esquerda, Dodô se machucou durante o treinamento, mas se recuperou e treinou normalmente no sábado. Joel afirmou que ele vai jogar, no entanto Ávine, recuperado de uma lesão no menisco do joelho direito, tem chances de começar a partida. No meio de campo, Maranhão deve ser a novidade na escalação. Assim, o Bahia deve ter a seguinte formação neste domingo: Marcelo Lomba; Gabriel, Titi, Paulo Miranda e Dodô (Ávine); Fahel, Fabinho, Hélder e Maranhão; Souza e Jones.

Vasco: o técnico Cristóvão Borges está em dúvida entre duas formações. A primeira tem Nilton na zaga e Eduardo Costa no meio. Já na segunda, os dois saem para as entradas de Douglas ao lado de Dedé e Romulo no meio. A escalação só será definida momentos antes da partida. O restante do time está confirmado. O Vasco entra em campo com: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Nilton (Douglas) e Felipe; Jumar, Eduardo Costa (Romulo), Allan e Diego Souza; Eder Luis e Elton.

QUEM ESTÁ FORA

Bahia: os laterais Marcos e Jancarlos se recuperam de lesões na coxa. Carlos Alberto e Magno não entram em campo por questões contratuais, já que vieram do Vasco.

Vasco: Renato Silva está suspenso e Fellipe Bastos cumpre pena imposta pelo STJD. Além dele, o Vasco ganhou esta semana um desfalque importante de última hora: Juninho Pernambucano. Seu retorno ao time era praticamente certo, mas no treino da última quinta-feira ele voltou a sentir um incômodo na panturrilha e o departamento médico o vetou. Victor Ramos com dores na coxa direita também está fora.

PENDURADOS

Bahia: Ávine, Fahel, Lulinha, Marcos, Maranhão, Ricardinho e Souza.

Vasco: Diego Souza, Eder Luis, Fagner, Julinho, Juninho Pernambucano e Romulo.

O ÁRBITRO

O aspirante ao quadro da Fifa Wilton Pereira Sampaio (DF) apita apartida, auxiliado por Altemir Hausmann (Fifa/RS) e Marrubson Melo Freitas (DF). Ao todo, Wilton Pereira participou de 13 jogos, aplicou 73 cartões amarelos (média de 5,6) e sete vermelhos (média de 0,5), marcou 514 faltas (média de 39,5) e três pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,7 faltas. Destes amarelos, 38 foram para mandantes e 35 para visitantes. Ele ainda não apitou jogos do Vasco, mas trabalhou em dois dos baianos na Série A deste ano: Bahia 0 x 0 Coritiba, pela 11ª rodada, e Ceará 3x 0 Bahia, pela 19ª.

FIQUE DE OLHO

Bahia: líder entre os goleiros no Troféu Armando Nogueira, Marcelo Lomba promete fechar a meta tricolor na partida deste domingo. O arqueiro, que veio do Flamengo, tem familiaridade com o futebol carioca, vive uma boa fase e pretende dar seu melhor para manter a invencibilidade do Bahia diante de times do Rio de Janeiro.

Vasco: Felipe vai jogar novamente na lateral esquerda. Contra o Atlético-PR, ele entrou na posição na qual iniciou sua carreira e fez dois tempos distintos. No primeiro acabou sentindo dificuldade e dando espaços para o rival. No segundo tempo, o posicionamneto foi corrigido, Felipe atuou quase como um ponta e o time subiu de produção. Fica a dúvida para saber como será a atuação diante do Bahia.

O QUE ELES DISSERAM

Joel Santana, técnico do Bahia: “O Bahia precisa ter a proposta de uma equipe equilibrada, que sabe que a partida vai oscilar. O Vasco tem um time muito maduro e experiente. Precisamos manter o equilíbrio durante todo o jogo para não ter a oscilação que ocorreu diante do Cruzeiro”.

Cristóvão Borges, técnico do Vasco: “O Bahia vai jogar em casa, empurrado pela sua torcida e vai fazer de tudo para nos atrapalhar. Sabemos que será um jogo muito duro e complicado. Vamos precisar ter a aplicação tática e a determinação que tivemos contra o Atlético-PR no segundo tempo e contra o Atlético-MG na última rodada. Só assim vamos conseguir sair de lá com uma vitória”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Empate sem gols é o resultado que mais se repetiu na história deste confronto em Campeonatos Brasileiros. Sete dos 30 jogos terminaram com o placar em branco. O último 0 a 0, porém, foi há 17 anos, quando as duas equipes se enfrentaram em São Januário pelo Brasileirão de 1994.

* Na história da Série A do Campeonato Brasileiro, Bahia e Vasco se enfrentaram 11 vezes em Salvador, todas na Fonte Nova. Em casa, o Bahia venceu cinco vezes, contra duas vitórias do Vasco e quatro empates. Foram 19 gols do Bahia e 14 do Vasco.

* Computando apenas a classificação do segundo turno, a diferença entre Vasco e Bahia é de apenas três pontos. Em 11 rodadas do returno, o Vasco soma 19 pontos (5v/4e/2d), enquanto o Bahia tem 16 (4v/4e/3d).

ÚLTIMO CONFRONTO

No dia 28 de julho, Vasco e Bahia se enfrentaram pela 12ª rodada do primeiro turno do Brasileirão deste ano. Em São Januário, as equipes não saíram do 1 a 1. O time da casa passou o jogo todo tentando, mas foi o Tricolor baiano que saiu na frente, ainda no primeiro tempo, com Reinaldo. No entanto, aos 49 minutos da etapa final, Elton salvou o Vasco da derrota ao marcar o gol de empate.

Fonte: GloboEsporte.com