Tamanho da letra:
|

Vasco tenta 'defender cinturão' de líder no duelo contra Corinthians


Domingo, 02/10/2011 - 13:27

Recheada de clássicos nacionais, a 27ª rodada tem no Vasco x Corinthians, às 16h (de Brasília) deste domingo, em São Januário, seu destaque principal. Afinal, trata-se do embate de líder contra vice-líder do Campeonato Brasileiro, para o qual os holofotes estarão virados. Os postos foram invertidos há duas rodadas, quando o Cruz-Maltino superou o rival paulista no topo da tabela. A expectativa dois dos lados é de jogo tenso. Haverá casa cheia, uma vez que todos os ingressos postos à venda foram vendidos.

Se o Timão, soberano por 17 rodadas, vencer, abre um ponto de vantagem sobre o Vasco. Caso contrário, é o mandante que ficará confortável: serão cinco pontos à frente, mas na dependência dos duelos entre São Paulo e Flamengo e Atlético-GO e Botafogo, também neste domingo. O Tricolor e o Alvinegro também estão colados na tabela aos ponteiros na tabela de classificação.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida, em Tempo Real, com vídeos. A Rede Globo transmite a partida para para os estados do RS, SC, PR, SP, GO, TO, SE e MA (exceto Balsas), além da cidade de Petrolina-PE. No Premiere, a transmissão é para todo o Brasil pelo sistema pay-per-view.

AS ESCALAÇÕES

Vasco: em time que está ganhando, não se mexe. Nessa batida, o interino Cristóvão Borges só deverá promover o retorno de Eder Luis ao ataque, em relação à formação que goleou o Cruzeiro por 3 a 0, no último domingo. Mas, no banco de reservas, não faltam novas opções: o meia Felipe e o atacante Alecsandro, recuperados de lesão, estarão à espera de uma chance. Quem também tem tudo para reaparecer é o volante Nilton, depois de um ano recuperando-se de uma lesão de joelho. O zagueiro Renato Silva por pouco não foi vetado, devido a um inchaço no joelho esquerdo. Com isso, o Gigante da Colina iria de Fernando Prass, Fagner, Dedé, Renato Silva e Márcio Careca; Rômulo, Eduardo Costa, Juninho e Diego Souza; Eder Luis e Elton.

Corinthians: Tite fez três mudanças na equipe para o confronto no Rio de Janeiro. Na defesa, o zagueiro Leandro Castán se recuperou de dores na panturrilha esquerda e ganhou a posição de Wallace. Outra novidade está no meio de campo. O volante Paulinho, que tinha o mesmo problema do defensor, entrou na vaga de Edenílson. No ataque, Jorge Henrique foi escalado ao lado de Willian. Julio Cesar, Alessandro, Paulo André, Leandro Castán e Fábio Santos; Ralf, Paulinho, Alex e Danilo; Jorge Henrique e Willian.

QUEM ESTÁ FORA

Vasco: o volante Fellipe Bastos está suspenso, e o volante e dublês de lateral-esquerdo Jumar está em fase final de recuperação de uma lesão. No mais, Cristóvão terá o grupo em condições, como há tempos não acontecia.

Corinthians: o atacante Emerson está suspenso pela expulsão e pelo terceiro cartão amarelo recebido contra o Bahia. Adriano continua em recuperação pela cirurgia no tendão do pé esquerdo, enquanto Liedson tem dores no joelho esquerdo. O lateral-esquerdo Ramon faz tratamento por um problema na coxa direita.

PENDURADOS

Vasco: Diego Souza, Elton, Felipe, Juninho Pernambucano, Renato Silva e Rômulo.

Corinthians: Danilo, Paulo André e Ramon.

O ÁRBITRO

O árbitro Fifa Sandro Meira Ricci (DF) apita a partida, auxiliado por Roberto Braatz (PR) e Altemir Hausmann (RS), ambos também do quadro da Fifa. Ao todo, Ricci participou de 13 jogos, aplicou 61 cartões amarelos (média de 4,6) e dois vermelhos (média de 0,1). Marcou 469 faltas (média de 36) e seis pênaltis no Campeonato Brasileiro, que registra média de 5,1 amarelos, 0,3 vermelho e 35,8 faltas por partida até o início da 27ª rodada. Destes amarelos, 24 foram para mandantes e 37 para visitantes. Entre os jogos dos quais participou, foram dois dos cariocas e um dos paulistas: Vasco 1 x 1 Bahia, pela 12ª rodada, América-MG 4 x 1 Vasco, pela 21ª rodada, e Bahia 0 x 1 Corinthians, pela terceira rodada.

FIQUE DE OLHO

Vasco: com três gols no último compromisso, Diego Souza é o astro mais visado do clássico desta tarde. Único jogador ofensivo convocado para a Seleção entre líder e vice-líder do Brasileirão, deve sofrer marcação pesada, mas promete não deixar o nível das atuações cair e ajudar o Vasco a levar mais três pontos.

Corinthians: sem as estrelas Emerson e Liedson, o papel de protagonista corintiano cabe agora a Alex. O meia, reforço mais caro do clube para a temporada (R$ 14 milhões), é a grande aposta do técnico Tite para liderar a equipe na tentativa de recuperar o primeiro lugar do Brasileiro.

O QUE ELES DISSERAM

Dedé, zagueiro do Vasco: "Mesmo sem Liedson e Emerson, quem vier do banco, vem com muito gás e nós vamos ter de correr bastante. O Corinthians é rápido, toca muito bem a bola. Acredito que o Corinthians vem com humildade, cauteloso, senão não teria chegado onde chegou. Será uma partida decidida nos detalhes. Estou otimista".

Tite, técnico do Corinthians: “O Vasco e outras grandes equipes já mostraram sua força. Será um grande jogo, mas qualquer resultado que aconteça ainda vai ser cedo para definir o campeão. São muitos pontos ainda (em disputa). Vejo do primeiro ao oitavo com condições de brigar pelo título”.

NÚMEROS E CURIOSIDADES

* Pela quinta vez na história do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, o Vasco ocupa a liderança da competição. Isso aconteceu apenas após a quinta rodada da edição de 2007 e em quatro ocasiões neste ano, após a segunda rodada e nas três últimas. Já o Corinthians é o time que mais vezes apareceu na ponta da tabela do Brasileirão deste ano.

* Na história do Campeonato Brasileiro, Vasco e Corinthians se enfrentaram 19 vezes no Rio de Janeiro, com nove vitórias vascaínas, quatro empates e seis triunfos do Timão.

* A média de gols das partidas entre Corinthians e Vasco pelo Campeonato Brasileiro é de 2,3 gols por jogo. Em 43 jogos, foram marcados 100 gols. Em apenas sete oportunidades, aconteceram empates sem gols na história deste confronto no Brasileiro.

ÚLTIMO CONFRONTO

A última partida entre Vasco e Corinthians marcou a estreia de Juninho Pernambucano no retorno ao Vasco. Apesar de ter marcado, de falta, o gol que abriu o placar do Pacaembu, o Reizinho não conseguiu evitar a vitória do Timão diante da Fiel, no dia 6 de julho, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro deste ano. Ralf e Paulinho marcaram, também no primeiro tempo, os gols do Timão. Cerca de 28 mil torcedores assistiram ao duelo do primeiro turno.

Fonte: GloboEsporte.com