Tamanho da letra:
|

Vasco e Corinthians tiveram trajetórias semelhantes na última década


Domingo, 02/10/2011 - 10:09

Não faz tanto tempo, Corinthians e Vasco estavam na Segundona. Hoje disputam a liderança da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

O duelo é às 16h, em São Januário, no Rio de Janeiro.

Não demorou muito o processo de reconstrução dos dois clubes, exemplos mais bem-sucedidos de grandes que amargaram um rebaixamento e deram a volta por cima em bem pouco tempo.

São os únicos gigantes do futebol brasileiro que caíram neste século, subiram e ganharam um título nacional depois disso. Atlético-MG, Botafogo, Grêmio e Palmeiras ainda não reconquistaram o brilho de outrora.

Tanto Corinthians quanto Vasco jogaram nas costas de dois "presidentes eternos" boa parte da culpa pela queda -Alberto Dualib e Eurico Miranda, respectivamente.

Mas ambos viram o grande momento de dor de suas gloriosas histórias com Andres Sanchez e Roberto Dinamite, os atuais presidentes dos clubes, à frente do barco.

Os elencos de hoje são bem diferentes do que jogaram a Série B. O do Corinthians mudou bastante em relação a 2009, ano em que conseguiu a redenção com o título da Copa do Brasil, além de um Paulista invicto na era Mano.

Já o grupo do Vasco está reforçado em relação ao que venceu há poucos meses a Copa do Brasil, conquista inédita para o clube e que já o deixou na Libertadores-2012.

Felipe, André Santos e Douglas, hoje em outros clubes, foram alguns dos destaques corintianos na Segundona. Hoje, até o xerife daquela época, o beque Chicão, está escanteado. Não ficará nem no banco hoje, de novo.

Um remanescente daquela campanha corintiana na Segundona é o lateral direito Alessandro, jogador que já foi hostilizado este ano por parte da torcida, assim como o técnico Tite, que só comandou o Corinthians na elite.

Dedé e Diego Souza, dois dos selecionáveis do Vasco, ganharam, após a conquista da Copa do Brasil, a companhia de Juninho Pernambucano, um luxo que saiu barato e que há tempos a torcida da equipe esperava de volta.

Um dos símbolos do acesso vascaíno, o meia Carlos Alberto foi liberado no início deste ano pelo clube carioca, que começou o ano de forma melancólica e se acertou com a chegada de alguns reforços.

Um remanescente da campanha vitoriosa na Série B de 2009 é o goleiro Fernando Prass, agora mais valorizado.

Após voltarem para a elite, Corinthians e Vasco trataram de valorizar suas marcas e melhorar a estrutura. Negociaram contratos de patrocínio por valores maiores. O Corinthians aprimorou seu CT e deu a largada em seu estádio.

O Vasco modernizou algumas instalações em São Januário, projeta campo anexo ao estádio para realizar treinos e espera cessão de terreno da prefeitura para montar um centro de treinamento.

Os atuais presidentes de Corinthians e Vasco garantem que não se perpetuarão no poder, mas, fortalecidos, podem aspirar à CBF em 2015.

Fonte: Folha de São Paulo