Tamanho da letra:
|

Basquete: Alberto Bial fala do projeto do Vasco e quer jogar o NBB


Sexta-feira, 09/09/2011 - 11:08

A pouco menos de uma semana para o fim das inscrições para temporada 2011/2012 do Novo Basquete Brasil, o Vasco ainda luta para viabilizar patrocinadores para formação de uma equipe que possa lutar pelo título da competição. Fora das competições nacionais desde 2003, o clube já tem um técnico preferido: Alberto Bial, treinador que comandou o time entre 1996 e 98, lidera um projeto que não se resume somente aos profissionais. Núcleos em comunidades carentes e a revelação de jovens atletas fazem parte dos planos do clube que deseja voltar ao grupo de elite do basquete nacional.

Diferentemente de 1996, quando foi contratado apenas para comandar apenas os profissionais, Bial terá que liderar reestruturação do departamento de basquete do clube. Como o ginásio de São Januário atualmente não está em boas condições para receber uma equipe profissional, os treinos serão no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes, da Marinha. O Maracanãzinho será o palco das partidas.

- Temos até o dia 15 de setembro para fechar com um patrocinador. Não é fácil arrumar em pouco tempo uma empresa que banque R$ 400 mil por mês montar uma equipe competitiva. Está difícil, mas pelo papo que tive com o presidente Roberto Dinamite e ocom vice de finanças Nelson Rocha, existem muitas pessoas interessadas em ver o Vasco no basquete – disse Alberto Bial, que garantiu que o clube não precisaria se associar a outra equipe para entrar na principal competição nacional.

Mesmo que o Vasco não consiga reunir recursos para montagem de uma equipe para o próximo NBB, o projeto continuará. O foco principal passará a ser os núcleos nas comunidades carentes e o desenvolvimento das categorias de base. Alberto Bial quer usar sua experiência como professor e um trabalho semelhante feito durante o período como técnico de Joinville para revelar novos talentos.

- Esse é um projeto muito bom. Vamos dar cursos e qualificar quem trabalha no clube. Além do trabalho social, que não terá muito custo. Já fizemos algo semelhante e os resultados foram excelentes. É um trabalho que pode ser feito pelos outros clubes grandes do Rio. Mas lógico sem esquecer que queremos uma equipe adulta.

Alberto Bial vibra com chance de voltar a trabalhar no Vasco

Após seis anos no comando do Joinville, o treinador comemora a possibilidade de poder voltar a trabalhar no Rio de Janeiro e no Vasco. Alberto Bial conquistou os títulos carioca, da Taça Kanela e Sul-Americano pelo time cruz-maltino. Ele foi o primeiro treinador do clube em um período vencedor, que ainda teve as conquistas de duas Ligas Sul-Americanas e dois títulos da Liga Nacional.

- Quero voltar a ser feliz e no Vasco eu fui. Minha identificação foi tão grande que os torcedores achavam que eu era torcedor do clube. Voltei ao estádio de São Januário depois de 13 anos no dia da minha primeira conversa com o Roberto. Foi emocionante! Lembrei do período que freqüentava o estádio para assistir a jogos do Fluminense com meu pai.

Alberto ainda lembrou detalhes da sua saída do Vasco no final da temporada 1998. Após a derrota na decisão do Carioca para o Flamengo, o treinador achou que o seu ciclo no clube havia terminado.

- Após o título do Sul-Americano, o primeiro de um carioca, eu pedi para deixar o clube. Tinha tido um pequeno desentendimento com o Vargas e com o Mingão, mas nada que pudesse atrapalhar o trabalho. O Fernando Lima, então vice-presidente de quadra e salão, e o Eurico (Miranda) ligaram pedindo para eu ficar pelo menos até o fim do Carioca. Resolvi os problemas com os garotos (Vargas e Mingão) e fomos com tudo para decisão, mas infelizmente não conseguimos o bicampeonato.

Fonte: Sportv.com