Tamanho da letra:
|

Ricardo Gomes já está sem sedativos e evolução é grande


Quarta-feira, 07/09/2011 - 11:07

O técnico Ricardo Gomes passou por nova avaliação do grupo de médicos que o acompanham, na manhã desta quarta-feira, e a evolução continua constante. Os sedativos já foram retirados completamente e o nível de consciência avança cada vez mais. Desta maneira, existe a esperança de que o tubo que auxilia a respiração também seja retirado totalmente nos próximos dias.

A outra novidade é que as visitas não estão mais restritas aos familiares. Amigos próximos do comandante que queiram ter um contato mais próximos terão esta oportunidade. Vale lembrar que na semana passada, ao rever alguns amigos, Ricardo Gomes apresentou um quadro de agitação maior do que o esperado e voltou a ser sedado. No entanto, os médicos acreditam que isto não irá se repetir.

Atualmente, o comandante vascaíno continua respirando com auxílio de aparelhos. As sessões de fisioterapia motora e respiratória seguem sendo realizadas de três a quatro vezes por dia. Ainda não há uma previsão de alta do CTI.

Quem acompanhou esta última reavaliação foi o chefe do departamento médico do Vasco, doutor Clovis Munhoz.

Leia o boletim médico divulgado na manhã desta quarta-feira:

O paciente segue com estabilidade clínica. Neurologicamente, ele apresentou nas últimas 24 horas um grande progresso no nível de consciência – permanecendo um maior número de períodos acordado e sem fazer uso de sedativos. Com isso, a equipe médica está bastante esperançosa que nos próximos dias já seja possível retirar totalmente seu suporte ventilatório.

No momento ele continua utilizando o tubo traqueal, em ventilação mecânica. Não há previsão de alta do CTI. O trabalho de fisioterapia motora e respiratória no leito está sendo realizado.

As reavaliações são realizadas constantemente e modificações do quadro serão notificas.

Entenda o caso:

Ricardo Gomes sofreu um acidente vascular cerebral (AVC) no segundo tempo do clássico entre Flamengo e Vasco, no domingo, dia 28 de agosto, no Engenhão. Foi levado inicialmente para o centro médico do estádio e, em seguida, encaminhado para o Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde foi submetido a uma cirurgia que durou cerca de três horas e meia. A hemorragia no cérebro em decorrência do AVC sofrido pelo treinador foi estancada, e a circulação, restabelecida.

No ano passado, quando ainda comandava o São Paulo, Ricardo Gomes teve uma vasculite, considerada um pequeno AVC, e precisou ficar internado após o clássico contra o Palmeiras, pelo Campeonato Paulista. No entanto, o médico do Vasco Clóvis Munhoz assegura que o problema não é relacionado com o enfrentado pelo treinador na outra ocasião.

Fonte: GloboEsporte.com (texto), UOL (boletim)