Tamanho da letra:
|

VASCO PERDE PARA O ATLÉTICO-GO EM GOIÂNIA: 2 A 0


Domingo, 17/10/2010 - 17:51

O Atlético-GO bateu o Vasco neste domingo por 2 a 0 e deixou a zona de rebaixamento após 26 rodadas. Anaílson e o goleiro Márcio, de pênalti, garantiram o triunfo rubro-negro, que ocupa agora a 16ª posição, com 31 pontos. O Gigante da Colina teve o lateral Carlinhos expulso no ínicio do segundo tempo e sofreu os gols depois disso.

Com o resultado, o Vasco praticamente dá adeus ao sonho de disputar a Libertadores do ano que vem. O time segue em 11º, com 41 pontos, nove a menos que o Corinthians, o terceiro colocado. A esperança cruzmaltina é que a Conmebol devolva a quarta vaga do Brasileirão no torneio continental. A entidade se reune nesta segunda-feira para decidir sobre o assunto.

Na próxima rodada, o Atlético-GO viaja até São Paulo para encarar o Guarani. O jogo será disputado no sábado, às 18h30m (horário de Brasília). No dia seguinte, o Vasco faz o clássico carioca contra o Flamengo, no Maracanã. A partida também tem início às 18h30m.

O JOGO

A chuva que caía em Goiânia deixou o campo mais pesado e parece ter criado uma dificuldade extra para as equipes. Nos primeiros minutos de jogo, foi possível somar mais tombos do que chutes a gol. Mas a quantidade de água vinda do céu foi diminuindo e as chances aumentando.

Para animar os vascaínos que estavam na arquibancada em maior número do que a torcida da casa, Felipe fez bonita jogada e mandou uma bomba para o gol. Márcio defendeu, mas a bola sobrou para Zé Roberto. Porém, o meia chutou torto, a bola passou em frente ao gol e caíu nos pés de Eder Luis. Com o gol vaziou, o atacante deu apenas um toque e mandou para...a placa de publicidade atrás da meta. Eder colocou a mão na cabeça e não acreditou na chance que acabara de desperdiçar.

As oportunidades do Vasco no primeiro tempo se resumiram a essa chance e a um chute de longe de Fellipe Bastos. Com os laterais mal no apoio, o time ficava refém de alguma jogada de Felipe ou de Eder Luis. Muito marcado e sem ajuda pela direita, Zé Roberto estava apagado.

Se faltava criatividade do lado cruzmaltino, o mesmo não pode se falar do Atlético-GO. O Dragão pressionou muito o Vasco, mas falhou excessivamente nas conclusões. Juninho teve duas chances. Na primeira, estava sozinho na área e chutou fraco para fora. Na segunda, marcado por Carlinhos, pegou mal na bola, que saiu por cima. Thiago Feltri arriscou uma bomba de longe, mas também errou a mira.

O placar de 0 a 0 definia bem o que foi o jogo no primeiro tempo: poucas chances e erros de finalização de ambos os times quando as criaram.

O Vasco voltou melhor para o segundo tempo. Felipe ditava o ritmo do meio-campo e Eder esbanjava a habitual raça, mesmo sem tanta precisão como nos últimos jogos. Após passe do maestro, Irrazábal apareceu sozinho na direita mas errou o cruzamento. Logo depois, mais uma vez o meia fez bonito passe para Eder, que bateu cruzado e errou.

PC, que assistia ao jogo na casa de um amigo por conta de um problema estomacal, pediu que Acássio colocasse Allan em campo com a ordem: “movimenta o jogo”. Mas nem que quisesse o volante conseguiria fazer isso. Logo depois que ele entrou no lugar de Fellipe Bastos, Carlinhos fez uma falta boba na lateral e tomou o segundo amarelo. Além do vermelho, o lateral ganhou uma senhora bronca de Eder Luis.

Mesmo com um a menos, o Vasco seguiu procurando o gol. Após boa jogada de Allan, Eder Luis recebeu na entrada da área, mas bateu muito mal. O Atlético-GO parecia não saber como se organizar e se limitava a parar as jogadas com falta. Os cartões amarelos se multiplicavam para o Dragão.

Para tentar dar mais força ofensiva para o Atlético-GO, o técnico René Simões colocou Josiel no lugar de Marcão. Em sua primeira jogada, o atacante em nada lembrou o artilheiro do Brasileiro de 2006 pelo Paraná. Na realidade, relembrou os tempos de Flamengo, quando a torcida do time carioca se desespereva com os gols perdidos. O atacante recebeu livre na área, mas chutou mal e acertou o volante Jumar. No rebote, deu de joelho na bola e não conseguiu dominar.

Mas o atacante conseguiu se redimir. Aos 36, recebeu na entrada da área e bateu com força no ângulo. Fernando Prass fez uma defesa espetacular, mas Anaílson pegou o rebote e mandou para o fundo do gol.

O Vasco partiu para o tudo ou nada, mas de forma desorganizada. Com isso, dava espaço para os contra-ataques do adversário. Em um deles, aos 42, Allan derrubou Juninho dentro da área. A torcida pediu e Márcio foi bater. Com precisão, o goleiro colocou a bola no fundo do gol e deu números finais ao placar.

GALERIA

Torcida do Vasco
Torcida do Vasco
Fellipe Bastos
Fellipe Bastos
Zé Roberto
Zé Roberto
Vestiário do Vasco
Vestiário do Vasco
Felipe
Felipe
Fernando Prass
Fernando Prass
Vestiário do Vasco
Vestiário do Vasco
Banco de reservas do Vasco
Banco de reservas do Vasco
Rafael Carioca
Rafael Carioca
Felipe
Felipe
Felipe
Felipe
Felipe
Felipe
Éder Luís
Éder Luís
Éder Luís
Éder Luís
Felipe
Felipe
Felipe
Felipe
Rafael Carioca
Rafael Carioca
Zé Roberto
Zé Roberto
Carlinhos
Carlinhos
Éder Luís
Éder Luís
Éder Luís
Éder Luís
Felipe
Felipe
Fellipe Bastos
Fellipe Bastos
Irrazábal
Irrazábal
Rafael Carioca
Rafael Carioca
Zé Roberto
Zé Roberto
Acácio
Acácio

VÍDEO

FICHA TÉCNICA

ATLÉTICO-GO 2 X 0 VASCO

Estádio: Serra Dourada, Goiânia (GO)

Árbitro: Márcio Chagas da Silva (RS)
Auxiliares: Julio Cesar Rodrigues Santos (RS) e José Eduardo Calza (RS)

Público Pagante: 14.175
Renda: R$ 321.440,00

Cartões Amarelos: Adriano, Rômulo, Daniel Marques, Gilson, Robston, Pituca e William (ATL-GO); Carlinhos, Jumar e Allan (VAS)
Cartões Vermelhos: Carlinhos, aos 17'/2ºT (VAS)

Gols: Anaílson, aos 36'/2ºT, e Márcio, aos 42'/2ºT (ATL-GO)

ATLÉTICO-GO: Márcio; Adriano, Gilson, Daniel Marques e Thiago Feltri; Rômulo (Renatinho, aos 23'/2ºT), Pituca, Robston e Anaílson (William, aos 37'/2ºT); Juninho e Marcão (Josiel, 15'/2ºT). Técnico: Renê Simões.

VASCO: Fernando Prass; Irrazábal, Dedé, Cesinha e Carlinhos; Jumar, Rafael Carioca, Fellipe Bastos (Allan, aos 13'/2ºT) e Felipe; Eder Luis (Nílson, 35'/2ºT) e Zé Roberto (Jonathan, aos 22'/2ºT). Técnico: Acácio.

ESTATÍSTICAS

Estatísticas de Atlético-GO 2x0 Vasco
Estatísticas de Atlético-GO 2x0 Vasco
Estatísticas de Atlético-GO 2x0 Vasco
Estatísticas de Atlético-GO 2x0 Vasco
Estatísticas de Atlético-GO 2x0 Vasco
Estatísticas de Atlético-GO 2x0 Vasco

TROFÉU NETVASCO 2010

Dê suas notas agora!

Col.JogadorMédiaCol. no anoMédia no ano
Dedé7.77656.9139
Fernando Prass7.73517.3923
Felipe7.07886.5737
Éder Luís6.99287.4743
Cesinha6.521121º5.6615
Rafael Carioca6.371516º5.8392
Zé Roberto6.10666.8654
Fellipe Bastos5.619710º6.5338
Jumar5.369925º5.3296
10ºIrrazábal4.7271*5.3920
11ºAllan4.471024º5.6010
12ºJonathan4.026315º5.8991
13ºNilson3.4328*3.8427
14ºCarlinhos3.4113*5.4058
* = não classificado (menos de 10 jogos) | Total de votos: 1257 | Ranking 2010

Fonte: GloboEsporte.com (texto, vídeo), Globo Online (ficha, foto), Site oficial do Vasco (fotos), Terra (fotos), UOL (estatísticas)