Tamanho da letra:
|

PC Gusmão comenta luta pela Libertadores e exalta atuação de Carlinhos


Quinta-feira, 14/10/2010 - 01:28

Acompanhe abaixo a entrevista coletiva, transmitida pela Rádio Globo, do treinador Paulo César Gusmão dada após a vitória do Vasco diante do Corinthians, pelo placar de 2 a 0, em São Januário, em partida adiada da 18ª rodada do Campeonato Brasileiro, onde técnico vascaíno comenta a busca por uma vaga para a próxima Libertadores e exalta o lateral Carlinhos:

Chance de ir para a Libertadores:

- Sonhar você tem que sonhar sempre, mas não adianta eu ficar sonhando 8 pontos. Eu tenho que sonhar sempre três. O próximo jogo é um jogo dificílimo e contra um time que conheço bem e que vale três pontos. Acho que a gente só vai conseguir tirar essa diferença se a gente for de três em três. O campeonato é muito equilibrado e ele está mostrando isso ai. A gente vai buscar o nosso melhor, o que a gente puder fazer, o máximo possível para estar lá, a gente vai fazer. Mas temos que jogar jogo a jogo e não são os oito, temos que pensar nos três.

O Vasco terá confrontos diretos contra os líderes do brasileirão:

- Se a gente colocar no primeiro turno, quando a gente começou a cruzar com os times que estavam lá em cima, à gente num conseguiu ganhar e hoje conseguimos. O Cruzeiro a gente não conseguiu, o Fluminense no Maracanã não conseguimos ganhar, mas hoje nós ganhamos. Isso mostra uma evolução que necessita muito trabalho, muito foco, para que possamos estar inteiros. Muito se falou das ausências dos jogadores do Corinthians, mas o peso das nossas ausências são muitas. A gente vem ai, porque a gente não fica lamentando, procuramos valorizar que está entrando ,mas são ausências importantes e que são jogadores que fazem a diferença. A gente sabe e vai fazer o nosso melhor. Procurando o máximo de vitórias possíveis para ter vôos maiores que a torcida quer e é o nosso objetivo maior.

Zé Roberto, Éder Luís e Felipe podem ser decisivos para a arrancada do Vasco:

- São jogadores fundamentais. O Felipe conseguiu fazer o jogo inteiro com uma grande dinâmica. Aquilo tudo que víamos cobrando dele, ele teve uma dinâmica, uma participação muito grande, não deixando o volante do Corinthians jogar e colocando o time pra jogar. Acho que foi fundamental. Mas eu quero aqui é citar o Carlinhos que teve uma participação fundamental. Muitos não esperavam, mas nós estamos acompanhando todos os jogadores do nosso elenco. Não é só o elenco de profissional, mas também o elenco de sub-23. Quando pegamos o Carlinhos no elenco da sub-23 para jogar, é que a gente viu que ele poderia render mais daquilo que ele rendeu, quando a gente optou e foi o que aconteceu. Fez uma grande partida. É um jovem, que foi colocado ali no momento decisivo da competição.

Qual foi a meta proposta aos jogadores:

- A gente sempre coloca proposta, faz as correções, mas não adianta nada se eles não estiverem imbuídos nesse objetivo. Nessas correções, pois creio que os jogadores é que fazem a diferença. A gente coloca todas as informações, mas são eles dentro de campo que fazem. Tenho orgulho de estar no comando desse grupo e saber que eles estão fazendo. Todos esses empates que tivemos aqui, eu vi um sofrimento muito grande deles e isso me machucava também. O que dava mais nervoso na gente era olhar e saber que eles querem. E quando o grupo quer, com a qualidade que eles tem, apesar de tudo, ele é um grupo forte que tem tudo para encaminhar bem dentro da competição.”

PC acha que ainda dá para o G3 ou o Vasco deve se contentar com a Sul Americana?

"Não vou nem citar o Flamengo. Vou citar um outro time que é daqui da nossa terra. Vou citar o Fluminense. As estaísticas davam 99,9% de rebaixamento. O que o Fluminense consegiu foi um aproveitamento de campeão para sair do rebaixamento. A gente tem que coplocar os exemplos dessa forma, também. O Flamengo fgoi campeão? Foi. Mas a arrancada do Fluminense não permitia a ele erros e outros resultados que não fossem vitórias. É a nossa situação. Eu até cheguei aqui numa coletiva e falei para vocês que o campeonato está entre Fluminense e Corinthians. Hoje, o Cruzeiro está na frente. [O campeonato] está muito equilibrado, existem muitas equipes qualificadas. A nossa equipe está se remodelando dentro da competição. O que eu falei dos jovens, de poder aproveitar, a gente está fazendo. Quem está aqui no dia-a-dia sabe das dificuldades que a gente vive. A gente vai fazer o nosso melhor. O mais importante é ser digno com o nosso torcedor, é se doar como a gente está se doando, para que ele também valorize aquilo que está sendo feito por ele. O melhor a gente vai buscar dentro da competição. Hoje, a gente não joga só com as nossas forças. A gente depende que os outros também percam. Quando isso acontece, é que você não fez bem a sua parte.

Fonte: Supervasco