Diretor-executivo do Palmeiras vetou a ida de Zé Rafael para o Vasco
Sexta-feira, 08/03/2019 - 12:25
Depois de Ricardo Goulart, Zé Rafael foi o reforço do Palmeiras para 2019 que causou maior expectativa. Até porque o meia teve no Bahia estatísticas excelentes na temporada passada, como mostra o Blog nesta matéria. Porém, o início de Zé Rafael no Verdão não poderia ser pior: Felipão só o colocou em uma das dez partidas disputadas pela equipe no ano. Ele nem ficou entre as 12 opções de banco na estreia da Libertadores, na quara-feira.

Para começar, é importante lembrar que o Palmeiras havia comprado Zé Rafael antes da chegada de Felipão, em 26 de julho. O Verdão tinha ficado com a prioridade para a aquisição do meia em janeiro e se acertou com o Bahia semanas antes de escolher Felipão para o lugar de Roger Machado.

Com os 62 minutos disputados desde que chegou ao Verdão, todos na partida diante do Botafogo-SP, no longínquo 23 de janeiro, Zé Rafael tem menos aparições até do que os goleiros Fernando Prass e Jaílson, que são reservas de Wéverton. Raphael Veiga, que começou a temporada machucado, também jogou mais, entrando duas vezes.

O curioso é constatar que o encostado Zé Rafael teve números impressionantes em 2018. O palmeirense foi, por exemplo, o segundo atleta que mais somou desarmes, finalizações e assistências para a finalização durante o Campeonato Brasileiro.

Com a camisa do Bahia, ele finalizou 87 vezes, segundo com mais chutes no gol. Também foi o terceiro com mais desarmes certos (74), o segundo com mais passes que antecederam a finalização (33), além do oitavo com mais dribles certos (28).

A excelente fase pelo Tricolor de Aço e a situação estranha no Palmeiras têm chamado a atenção do mercado. Tanto que o Vasco tentou o empréstimo de Zé Rafael até o fim da temporada. Porém, o diretor-executivo de futebol alviverde, Alexandre Mattos, vetou a liberação.

NÚMEROS DE ZÉ RAFAEL NO BRASILEIRÃO 2018*:
2º maior finalizador: 87 vezes
2º com mais passes para finalização: 33
3º com mais desarmes certos: 74
8º com mais dribles certos: 28
* estatísticas do Footstats



Fonte: Blog do Jorge Nicola - Yahoo