Basquete: Vasco perde para o Botafogo fora de casa por 79 a 74
Sábado, 23/02/2019 - 16:02
Jogando pelo NBB, o Vasco perdeu para o Botafogo por 79 a 74 no ginásio de General Severiano.



Fonte: NETVASCO (texto), Twitter do jornalista Rodrigo Alves/Sportv (foto)


Vasco é superado pelo Botafogo no NBB

O Vasco entrou em quadra neste sábado (23/2) para encarar o Botafogo, no Ginásio Oscar Zelaya, pelo NBB, e acabou derrotado por 79 a 74. O destaque vascaíno foi Rafa Oliveira, com 18 pontos marcados. O próximo compromisso do Cruzmaltino na competição será diante do São José, na terça-feira (26/2), às 20h, no Ginásio Linneu de Moura. O Facebook do NBB transmite a partida ao vivo.

O JOGO

Os primeiros minutos de jogo foram bem equilibrados. O Botafogo marcou quatro pontos com Ansaloni, enquanto o Vasco se manteve na cola com Rafa Oliveira igualando a pontuação. Dali em diante, o Gigante do Basquete conseguiu se controlar bem na defesa e teve bom aproveitamento no ataque, com Duda Machado indo bem nos arremessos e Caio Torres ajudando no garrafão. O primeiro quarto terminou com vitória de 18 a 9 do Cruzmaltino.

O Vasco voltou ligado no segundo quarto e marcou em dois contra-ataques com Vithinho e Rafa Oliveira. O adversário equilibrou e igualou no período, mas Caio Torres, Vithinho, Duda Machado (de três) e Pilar mataram bolas que deixaram o Gigante do Basquete em boa vantagem no placar. Com isso, Bial aproveitou para rodar o time e descansar os titulares. O segundo quarto terminou também com vitória vascaína por 27 a 26, deixando o placar geral com 45 a 35 no intervalo.

Na volta para o segundo tempo, o equilíbrio foi mantido até a metade do quarto. Da metade para o fim do quarto, o adversário cresceu e encostou no placar, ficando apenas um ponto atrás. No fim do período, que teve vitória do Botafogo por 19 a 10, o Vasco liderava no placar geral por 55 a 54.

O último quarto começou equilibrado, com as equipes brigando pela liderança do placar ponto a ponto. O Botafogo conseguiu empatar restando pouco mais de 8 minutos para o fim. Caio Torres matou uma bola de três e deixou o Vasco em vantagem por alguns minutos. Dali em diante, o aproveitamento das equipes foi muito baixo e o adversário tomou a frente restando 3m3s, fazendo 63 a 62. Depois disso, vieram três bolas fora da linha seguidas, duas pelo adversário e uma pelo Vasco. Quatro pontos na frente, o Botafogo administrou o placar e o relógio e matou o jogo.

Fonte: Site oficial do Vasco


Botafogo reverte 21 pontos de déficit, obtém virada incrível no fim e vence o Vasco pelo NBB

O Botafogo se reabilitou de uma desvantagem de 21 pontos e venceu o Vasco da Gama por 79 a 74 neste sábado, em duelo válido pela 16ª rodada do segundo turno da temporada 2018/2019 do NBB. Os cestinhas da partida, realizada no ginásio Oscar Zelaya, no bairro carioca de Botafogo, foram Duda e Rafael, ambos do visitante, com 18 pontos cada um.

Pelo Botafogo, os destaques foram Jamaal (13 pontos), Coelho e Ansaloni (15 pontos cada um).

O Vasco começou arrasador e chegou a abrir 11 a 4 após uma bola de três linda de Duda. Errático no ataque e pálido na defesa, o Botafogo, mesmo em casa, não conseguiu reagir. Após um gancho de Caio Torres, abriu nove antes de terminar o primeiro quarto à frente por 18 a 9. Curiosamente, dos pontos anotados pelo time anfitrião, sete foram convertidos por Ansaloni.

O segundo quarto se iniciou um pouco mais equilibrado, com o ataque botafoguense fluindo um pouco melhor. Era apenas aparência. Em dois minutos, o Vasco distribuiu sua artilharia pesada e, com outra cesta de três pontos de Duda, conquistou sua maior vantagem: 29 a 15.

Com dois tiros certeiros do perímetro convertidos por Arthur e Jamaal, o Fogão ainda reduziu o déficit e foi para o intervalo dez pontos atrás do rival (45 a 35).

O Vasco voltou da pausa com o mesmo ritmo, e o Botafogo não achou maneira de encurtar a desvantagem. Vitinho, Duda, Rafael e Caio Torres distribuíam pontos, rebotes e assistências que mantinham o time cruz-maltino com uma confortável liderança (a seis minutos do final do terceiro quarto, o placar era de 51 a 39).

A partir de então, o jogo teve uma reviravolta. O Botafogo anotou sete pontos consecutivos para encurtar o prejuízo para apenas quatro. E, a menos de dois minutos do final da parcial, para dois. O terceiro quarto terminou com o Vasco à frente por um mísero ponto (55 a 54).

A equipe da casa chegou a empatar o jogo em 57 pontos no início do quarto período, e aí começou uma sucessão de erros de parte a parte. A cinco minutos do encerramento do jogo, o placar exibia 62 a 59 para o Vasco. Com um bandeja do botafoguense Cauê, o marcador ficou 62 a 61.

Um arremesso livre certeiro de Jammal pôs os anfitriões, enfim, na liderança (63 a 62). O próprio Jamaal foi lá instantes depois e cravou uma bola de três para levar a dianteira para 66 a 62. Um outro tiro de três do norte-americano selou a vitória botafoguense.

Com o triunfo, o time da estrela solitária segue em sétimo lugar no NBB, com 29 pontos - o líder é o Pinheiros, com 37. Já o Vasco amarga a 13ª e penúltima posição, com 25.

Fonte: GloboEsporte.com


ESTATÍSTICAS



Fonte: NBB