Juniores: Elenco se reapresenta e faz avaliações no Caprres
Terça-feira, 19/02/2019 - 02:23
O elenco Sub-20 do Club de Regatas Vasco da Gama se reapresentou nesta segunda-feira (18/2) para testes com o departamento de fisiologia. Todos os jogadores participaram das avaliações comandadas pelo Coordenador Científico das categorias de base, Márcio Assis, que conversou com o Site Oficial e explicou como foram realizados as primeiras atividades do grupo para a temporada. Nesta primeira semana, as análises serão na parte morfológica.

- Os testes se dividem na parte morfológica e na parte funcional. Na parte morfológica são as medidas antropométricas: peso, estatura, dobras cutâneas, diâmetro dos ossos, perimetria. Com esses dados, vamos extrair o percentual de gordura, peso de gordura, peso ósseo, massa residual, massa óssea. Nós fracionamos o corpo em quatro componentes: gordura, músculo, osso e resíduos. Assim, conseguimos fazer o acompanhamento individual. O que ganhou na balança? Músculo, gordura? Nessa parte morfológica também teremos o somatotipo. Além da composição corporal, o somatotipo é a interação de três características. É uma maneira científica da gente explicar o biotipo do indivíduo. É uma fórmula de regressão gigante que vai traduzir em três números: endomorfia (que contempla gordura), mesomorfia (que contempla muscularidade) e a ectomorfia (que contempla magreza). Linearidade. Existe uma relação tridimensional dessas formas no corpo. Através desses três valores conseguimos obter boas informações sobre cada atleta para tocar as estratégias - disse Márcio Assis.

As avaliações foram acompanhadas pela comissão técnica. O treinador Marcos Valadares esteve no Caprres junto da preparação física e da fisiologia para observar o primeiro de trabalho do time após a disputa da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A próxima competição dos Meninos da Colina na temporada será o Campeonato Carioca. A estreia será contra o Volta Redonda (16/3), no Estádio Nivaldo Pereira, em Nova Iguaçu.



Fonte: Site oficial do Vasco