Há 20 anos, Vasco x Fluminense pelo Rio-São Paulo não aconteceu porque cada time foi para um estádio
Segunda-feira, 18/02/2019 - 04:08
Aos poucos, 17 de fevereiro parece se consolidar como uma data extra-oficial de trapalhadas do futebol carioca. Além de Vasco e Fluminense terem se enfrentado sem público no Maracanã, neste domingo, há exatamente 20 anos, outro clássico estadual entre esses dois times terminou em um mico resolvido apenas nos tribunais. Pelo Torneio Rio-São Paulo de 1999, as duas equipes foram para estádios diferentes no clássico da rodada. O tricolor se dirigiu para o Maracanã, onde estava o árbitro Alfredo Loebeling e o auxiliar Jovaer de Miranda, ambos de São Paulo. Já o cruzmaltino esperou o adversário em São Januário, onde esteve presente o árbitro auxiliar número dois, o carioca Carlos Calheiros, além de torcedores e do policiamento. Loebeling e Calheiros, na ausência do árbitro principal, esperaram por trinta minutos para a chegada do adversário, o que não aconteceu, e registraram WO nos dois estádios. Meses depois, a partida seria considerada não realizada.

O GLOBO do dia seguinte citava o regulamento da competição, que dizia expressamente: "Os clássicos estaduais, na primeira fase, entre os clubes cariocas, serão realizados no estádio do Maracanã". O local receberia a partida, mas a ida do Vasco para São Januário, onde o time foi recebido com direito a foguetório, se embasava em decisão da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), que transferira o jogo para a Colina, dando início a uma disputa jurídica.

O árbitro Alfredo Loebeling disse ter recebido dois faxes: um da Federação do Rio, informando que o jogo seria em São Januário; e outro da Federação Paulista, mandando que fosse para o Maracanã. Antes de sair do hotel, relatou ter telefonado para José de Assis Aragão, da comissão de arbitragem da Federação Paulista, e foi instruído. No Maracanã, Loebeling se recusou a receber outro ofício da Federação do Rio, que solicitava sua presença em São Januário:

"Isso é intromissão da Federação Paulista. No Rio, quem organiza os jogos é a Federação do Rio", disse Luís Desideratti, delegado do jogo, que estava em São Januário.

Dois dias depois, os oito clubes participantes da competição se reuniram e decidiram, por 7 a 1, que o Fluminense deveria receber os pontos da partida. No entanto, adiante, o Tribunal de Justiça Desportiva anulou a decisão, por entender que uma assembleia de clubes não poderia tomar decisões que cabiam ao tribunal. Como, àquela altura, a competição já tinha chegado ao fim e o Vasco já tinha sido campeão, sobre o Santos, ninguém recorreu da decisão e a partida ficou sem resultado.



Fonte: O Globo Online