Confira os bastidores da reunião na FFERJ entre Vasco e Fluminense sobre o Maracanã
Sábado, 16/02/2019 - 17:41
O mais novo capítulo do cabo de guerra entre Vasco e Fluminense pelo setor Sul do Maracanã terá a torcida cruz-maltina ocupando o lado pela primeira vez desde que o local foi reaberto para a Copa de 2014. A decisão foi tomada após cerca de três horas de reunião na sede da Federação do Rio (Ferj) entre os dois clubes e o consórcio que administra o estádio.

O Vasco irá suspender a venda de ingressos para o Setor Sul e irá contabilizar quantos bilhetes já foram comercializados. A mesma quantidade será disponibilizada para os tricolores no lado Norte. A saída escolhida veio após todas as sugestões anteriores terem sido vetadas e não contou com a aprovação de Abad, que, contrariado, se absteve de votar.

Durante a reunião, o mandatário tricolor foi muito incisivo na defesa do direito dos torcedores de seu clube utilizarem o setor Sul. Ele deixou claro não ter questões com o Vasco, mas sim com o Maracanã, com quem ele tem contrato. Ao contrário do que Abad argumenta, o presidente do consórcio, Mauro Darzé, afirmou que, pelo acordo, o Fluminense só tem este direito quando é o mandante das partidas. Com isso, a relação entre os dois piorou.

Na tentativa da conciliação, a Federação de Futebol tentou acordo entre Vasco, Fluminense e Maracanã. Sem sucesso. Então, dois pilares nos levaram à conclusão, após consulta à Polícia Militar e ao Gaedest (Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor), através do promotor Marcos Kak, que o cuidado com a segurança e o respeito ao torcedor devem ser mantidos - disse Rubens Lopes, presidente da Ferj.

Em momento algum, Vasco e Fluminense não abriam mão de ter suas torcidas no setor Sul. Diante do impasse, a opção de levar a final da Taça Guanabara para o Nilton Santos chegou a ser cogitada. Mas foi descartada por Vasco e pelo Batalhão Especial de Policiamento em Estádios, o Bepe. Por telefone, o comandante do órgão alegou questões de segurança e planejamento e bancou que é capaz de garantir a segurança no Maracanã mesmo com esta discórdia em torno dos lados.

O Grupo de Atuação Especializada do Desporto e Defesa do Torcedor (Gaedest), do Ministério Público do Rio (MPRJ) também foi contactado por telefone. O órgão manifestou sua preocupação com a segurança e a preservação dos direitos do consumidor e se posicionou favorável a manutenção do jogo no estádio.

O clube de São Januário, mandante da partida, iniciou a venda de ingressos para o jogo e divulgou o setor Sul como exclusivo para os vascaínos. Já os tricolores foram à Justiça e conseguiram decisão que lhes garante o lado para seus torcedores. Mas ela não foi cumprida. Diante disso, o Fluminense não iniciou a venda de ingressos para seus torcedores.

Desde 2013, quando a gestão do Maracanã deixou de ser do Governo do Estado do Rio e passou para as mãos da iniciativa privada que Fluminense e Vasco brigam pelo setor sul do Maracanã. O Tricolor assinou contrato com a concessionária para ter exclusividade pela área à direita das cabines de transmissão. O Vasco, porém, diz ter direito histórico ao setor sul, por ter sido o primeiro campeão do Maracanã, ainda em 1950, podendo escolher o lado em que sua torcida ficaria.

Fonte: O Globo Online