Bruno César, Maxi López e Yago Pikachu podem seguir em 'pré-temporada' durante todo o mês de janeiro
Terça-feira, 22/01/2019 - 09:11
O Vasco pode ter força máxima na temporada pela primeira vez somente no clássico contra o Fluminense, dia 2, no Mané Garrincha. O departamento de futebol considera a possibilidade de estender a pré-temporada de três dos principais jogadores do elenco - Bruno César, Yago Pikachu e Maxi López - até o mês que vem.

Na partida de quarta-feira contra o Volta Redonda, em São Januário, o time ainda não contará com uma série de jogadores. Partiu do departamento médico a sugestão para que o período de condicionamento físico fosse prolongado, dependendo da demanda de cada atleta. O médico Marcos Teixeira explicou quais critérios foram utilizados:

- Levamos em consideração a distância percorrida, a progressão do trabalho físico, as ações de alta intensidade, o percentual de gordura e os eventuais desbalanços musculares.

A ideia teve início já no começo da pré-temporada, nos exames realizados no Rio e no desempenho que os jogadores mostraram no decorrer dos trabalhos em Atibaia (SP). Teixeira conta que foi identificada a necessidade de que os trabalhos fossem mantidos, mesmo com o começo do Estadual. Além do trio, jogadores como Rildo e Andrey também estão sendo preservados. Para o médico, o saldo depois da partida contra o Madureira mostra que a estratégia foi bem sucedida.

- A princípio ela se mostrou exitosa, uma vez que jogamos em condições extremas de temperatura logo no primeiro jogo, com bom desempenho físico e sem lesões - afirmou.

Depois dos seguidos desfalques por problemas clínicos na temporada passada, o departamento médico comemora o fato de poder iniciar o trabalho com o elenco - em 2018, os profissionais foram chegando no decorrer do ano. Com isso, a expectativa é de redução nos casos de lesão. A aposta é fazer agora um trabalho preventivo que tenha reflexo no decorrer de 2019.

- Fazemos um trabalho amplo, multidisciplinar e responsável, visando maximizar o preparo e a qualidade dos nossos atletas. É claro que o calendário influencia nossas decisões, mas a saúde e o rendimento do atleta deve ser prioritário - explicou o médico.

Ele evita dar prazos para a liberação dos jogadores para as partidas. Segundo Marcos Teixeira, esse acompanhamento é diário e depende da evolução na parte física. Sobre Bruno César, Yago Pikachu e Maxi López, afirmou que o trio pode ganhar tempo maior.

- Existe essa possibilidade de voltarem contra o Fluminense. Eventualmente, até antes, porque o trabalho é individualizado.

Fonte: Extra Online