Basquete: Alberto Bial comemora vitória sobre o Joinville fora de casa pelo NBB
Terça-feira, 15/01/2019 - 19:39
Já não era sem tempo. Depois de uma sequência de resultados negativos no NBB, o Vasco obteve na noite desta segunda-feira seu primeiro triunfo no returno da competição. Fora de casa, derrotou o Joinville por 92 a 81, subindo assim para a décima primeira posição na tabela da competição - 20 pontos, 5 vitórias e 10 derrotas - e mantendo-se vivo na luta por uma vaga nos playoffs do melhor campeonato de basquete do Brasil. Vale lembrar que os 12 primeiros times avançam aos playoffs.

Ao mesmo tempo em que vibrou pelo resultado, o técnico vascaíno, Alberto Bial, já começou a projetar o próximo e duro compromisso, na quinta-feira, dia 17, às 19h, em São Januário. O adversário? "Simplesmente" Franca, líder do NBB, atual campeão da Liga Sul-Americana e do Paulista.

"Teremos pela frente um adversário que é campeão sul-americano, que tem um investimento de respeito, que tem jogadores muito bons, vários deles! O Lucas Dias é jogador de seleção brasileira. É o ala que o Brasil tanto espera aí há muito tempo, e tantos outros. Mas o Vasco da Gama começa a ter uma equipe encorpada e não pode ter receio de enfrentar qualquer time dentro da competição. É isso que quero incutir no espírito da nossa equipe, e uma vitória como esta nos dá esta chance de proporcionar ao nosso elenco esta confiança. Queremos continuar seguindo este trabalho incessante e perseverante e buscando cada vez mais evoluir e subir na tabela", declarou Bial.

A equipe carioca estava sem vencer há cinco jogos. Mas na partida de segunda-feira, chegou a abrir confortáveis 20 pontos de diferença. Foi para o intervalo com 48 a 32 a seu favor. Entretanto, depois de um terceiro período ruim, permitiu que o Joinville baixasse a diferença para 4 pontos, já no último quarto. No trecho final do quarto período, porém, assegurou o resultado. A pontuação vascaína foi bem distribuída. Entre os destaques, Caio Torres e Deonta Stocks obtiveram 17 pontos, cada, seguidos de perto por Duda, com 16. Vithinho colaborou com outros 14, e Gemerson obteve um duplo-duplo, de 10 pontos e 11 rebotes. Bial ficou muito satisfeito com o que viu.

"Aconteceu o que a gente já esperava. O time encorpou. O time ficou encorpado, atuando de forma coletiva, com cinco jogadores fazendo pontuação de dois dígitos. A equipe fez 92 pontos, e até então, não havíamos alcançado pontuação tão alta. O Vasco jogou com a fibra que tem a minha cara, o meu jeito de ser, e de uma maneira coletiva. Aí veio o resultado, e contra uma equipe briosa, como a do Joinville, que marca, que corre, que lutava pelo mesmo lugar da tabela que a gente, num ‘jogo de seis pontos' (embora no basquete a vitória valha dois pontos, e a derrota, um), como se diz no jargão do futebol, num confronto direto", comparou o treinador, antes de concluir:

"Isso nos traz uma confiança que andava desaparecida da equipe. Abrimos uma grande diferença e oscilamos dentro do jogo. Isso é normal. Acontece com qualquer equipe. Mas soubemos fechar o jogo. Agora, temos de ter a tranquilidade de saber que esta vitória amanhã (a partir desta quarta-feira) já será passado."

Fonte: Divulgação