Basquete Base: Conheça Paulo Henrique, o único atleta da Região Norte aprovado na peneira do Vasco
Quarta-feira, 09/01/2019 - 02:23
O basquete está no sangue da família Brito. O amor pela modalidade passou de uma geração para outra. Pedro Henrique de Brito, 17 anos, é o herdeiro do esporte iniciado pelo avô Ubiracy Conceição de Brito. Ubiracy Conceição atuou na década de 50 pelo time do Botafogo.

Recentemente Paulo Henrique passou em uma peneira com mais de 400 atletas de 11 a 17 anos, para integrar o time de basquete do Clube de Regatas Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Ele é o único da região Norte do país que foi selecionado pela equipe carioca para fazer parte do time em 2019.

- A expectativa para essa nova fase da minha vida é de ansiedade, porque o alojamento, a escola, o restaurante onde irei fazer minhas refeições, o centro de treinamento com academia e quadra, é tudo no mesmo lugar no clube. É uma coisa totalmente diferente, eu vou morar longe da minha família e muita gente me fala que vai ser difícil, porque largar tudo que tem aqui para seguir um sonho, é algo que conta a ansiedade nessas horas, mas vai dar tudo certo - explica o jovem.

Paulo Henrique nasceu em São Paulo, e morava em Mogi das Cruzes, onde acompanhava os jogos de basquete do time da cidade. Quando era mais novo o rapaz praticava handebol e judô, mas foi arremessando a bola na cesta que ele se encontrou e se apaixonou.

Em 2012, o jovem começou a jogar na escola, e em 2015 entrou no Projeto Social Arremesso Campeão, onde teve as primeiras aulas com o professor e idealizador do projeto, Rafael Sulino. A partir daí, vieram alguns títulos: o vice-campeonato Tocantinense Sub-15 (2017), campeão Tocantinense Sub-17 (2017), campeão Sub-17 da Copa 13 de 3x3 (2018), terceiro lugar no JET'S 2018 e campeão da Copa Primeira Liga de Paraíso - Adulto (2018).

- Quando fui para o Rio, eu estava confiante em passar, porque eu treinei muito e a gente coloca isso na cabeça, de que o esforço vai ser recompensado. Só que quando eu estava chegando lá, eu encontrei jogadores mais novos e mais altos do que eu, ali eu vi que ia ser complicado. Eu cheguei e tinha mais uns 160 atletas na minha categoria, querendo tanto quanto eu e que treinaram tanto ou até mais, mas deu tudo certo no final e eu passei - lembra Paulo Henrique.

Paulo Henrique foi um dos nove aprovados em meio à cerca de 160 atletas da sua categoria, de 17 anos. Dentre os escolhidos um é do Tocantins, um de Brasília, um do Espírito Santo, um de Minas Gerais e cinco são do Rio de Janeiro. Confira vídeo da peneira:





Fonte: GloboEsporte.com