Regulamento do Estadual 2019 muda para que time que vencer 2 turnos vá direto para a final
Terça-feira, 06/11/2018 - 23:54
O regulamento do Carioca, cujo troféu foi batizado de Mario Jorge Lobo Zagallo, sofreu um ajuste na fase decisiva da competição. A medida vale para as edições de 2019 e 2020.

Na hipótese de um mesmo time vencer os dois turnos, Taça Guanabara e Taça Rio, ele já terá vaga assegurada na finalíssima do Estadual, com vantagem de poder ser campeão com dois resultados iguais (dois empates ou se ganhar por 1 a 0 na ida e perder por 1 a 0 na volta, por exemplo).

Ainda neste cenário, o segundo finalista do Carioca será definido em uma "semifinal" entre os clubes de segunda e terceira melhores campanhas.

Desta forma, fica extinta a possibilidade de que o time de quinta melhor campanha tenha que esperar o desfecho do turno, como aconteceu em 2018, para saber se estava de fato eliminado.

No modelo que vigorou na edição passada, havia a programação de duas semifinais, mesmo se um time vencesse os dois turnos. Elas seriam disputadas do segundo ao quinto colocados na classificação geral.

Com a alteração aprovada nesta terça-feira, na Ferj, existe o risco até de que o time que estiver em quarto na classificação geral saia antes do previsto da competição.



Fonte: O Globo Online