Digão, do Fluminense, admite sondagem do Vasco no meio do ano: 'Tenho muito respeito'
Sábado, 03/11/2018 - 11:16
De volta do Uruguai, onde bateu o Nacional e conquistou a vaga na semifinal da Sul-Americana, o Fluminense já tem pela frente um clássico, contra o Vasco, neste sábado, às 17h, no Maracanã, pelo Brasileirão. O técnico Marcelo Oliveira admitiu que titulares que apresentarem desgaste poderão ser preservados, pois na próxima quarta-feira já começa a semifinal contra o Atlético-PR. Mas se depender de Digão, vai todo mundo para o jogo:

- Viemos de um jogo muito forte, de muita intensidade. Mas se trata de um clássico. Acredito que ninguém queira ficar fora. Eu sou um que não quero ficar fora. Lógico que bate um cansaço, são dois dias de diferença. Nós precisamos dos três pontos. Quem estiver apto a jogar, vai jogar. Mas essa parte deixamos para o professor decidir.

O calendário apertado é realmente um desafio para o elenco tricolor. Os atletas que viajaram para Montevidéu desembarcaram no Rio de Janeiro na noite da última quinta-feira e se reapresentaram nesta manhã no CT do Fluminense. Exames de fisiologia apontarão à comissão técnica os jogadores que estiverem com mais propensão a lesão.

Quem dificilmente irá a campo no clássico é Gum. O zagueiro jogou com dores no joelho e tornozelo direitos em razão de uma queda no jogo de ida, na semana anterior. Seu substituto natural é Paulo Ricardo.

- O Gum foi um guerreiro no jogo passado. Jogou com dores no tornozelo e no joelho. Agradeço a ele por ter jogado. Nos ajudou muito. Ele representa muito, principalmente para os mais jovens não se acomodarem. Um cara que está há anos no clube, ganhou títulos importantes e mesmo machucado foi para campo, foi guerreiro e nos ajudou muito dentro de campo. Isso com certeza influenciou bastante o restante do grupo.

Léo, por sua vez, pode retornar ao time. Ausente dos últimos quatro jogos, o lateral-direito voltou a treinar normalmente nesta sexta-feira e está à disposição de Marcelo Oliveira.

- Fico feliz do Léo estar voltando. Treinou muito bem hoje. Mas todo mundo é importante. O Igor Julião entrou muito bem quando precisou e está apto a jogar. Se o Léo não jogar, ele vai dar conta do recado.

Os titulares na partida contra o Nacional fizeram trabalho apenas regenerativo e na academia, enquanto os reservas treinaram com bola. No fim da atividade, Digão, Ibañez, Ayrton Lucas, Richard, Sornoza e Luciano subiram a campo e deram algumas voltas ao redor do gramado. Júlio César trabalhou normalmente com os demais goleiros. Mais desgastados, Gum, Jadson, Airton e Everaldo ficaram apenas nos trabalhos internos.

Na coletiva desta sexta-feira, Digão admitiu que por pouco não foi parar no Vasco no meio do ano. Ele chegou a negociar com Cruz-Maltino durante a parada da Copa do Mundo, mas recebeu um convite do Fluminense e acabou optando por voltar ao time que o revelou ao futebol.

- Surgiu sim esse assunto, mas ficou no passado. Tenho muito respeito pelo Vasco, pela instituição. Mas o Fluminense é minha casa. Quando recebi o convite, não pensei duas vezes em voltar. Não quero polemizar, mas entre Vasco e Fluminense preferi voltar para minha casa.

Confira mais declarações de Digão

Clássico contra o Vasco

Sabemos que clássico quando se ganha muda muita coisa. E quando se perde passa a pressão para o lado do time que perdeu. Precisamos muito dos três pontos assim como eles. Vai ser um jogo muito disputado. Independentemente de quem jogue, entraremos com sangue nos olhos para buscar os três pontos.

Agora é hora de mudar a chave. Agora o foco é no Brasileiro. Sabemos que nossa colocação não é confortável. Precisamos fazer os tão sonhados 45 pontos para livrar de vez. Vamos pensar jogo a jogo. A semifinal é muito importante, mas nosso próximo adversário é o Vasco. Temos que focar neles.

Lógico que a semifinal é o jogo mais importante do ano, mas quando entrarmos em campo vamos esquecer de tudo. O jogo do Vasco é muito importante também, é um clássico e precisamos dos pontos.

Substituto de Gum

O Paulo (Ricardo) está preparado. Tem o Frazan também. Quem entrar vai estar bem treinado e vai dar conta do recado.

Recepção da torcida no aeroporto

Temos que agradecer aos torcedores que foram lá. Bacana esse contato com o torcedor, essa energia positiva. Tenham certeza que vamos levar isso nessa arrancada final. Eles são fundamentais. Eu, particularmente, já sabia. Alguns torcedores mandaram mensagens avisando que iam nos receber no aeroporto.

Vitória sobre o Nacional

A confiança aumenta. O jogo era, teoricamente, muito difícil. Eu, particularmente, não fiquei surpreso. Estávamos muito confiantes no resultado. O grupo estava fechado, focado. Muitos duvidavam do Fluminense, davam que já estávamos eliminados. E a vitória surpreendeu. Surpreendeu os que não acreditavam. Porque para nós, focados, unidos, foi normal esta vitória.

Experiência com o vice da Sul-Americana em 2009

O que a gente viveu foi muito legal. Chegar à final da Sul-Americana... Mas queremos que o final seja diferente dessa vez. Um título que o clube não tem. Se conseguirmos esse título marcaremos nosso nome na história do clube.



Fonte: GloboEsporte.com