Basquete: Alberto Bial e Duda Machado comentam indefinição em relação à participação do Vasco no NBB
Terça-feira, 02/10/2018 - 03:08
Dentro de quadra, o basquete da capital sempre foi uma pedreira para os adversários. Tricampeão do Novo Basquete Brasil (NBB), Brasília está de volta è elite nacional após um ano ausente. No evento de abertura da 11ª edição do principal torneio da modalidade no país, os rivais não esconderam a alegria do retorno da cidade à competição.

Um dos principais nomes do basquete nacional, o técnico Alberto Bial, do Vasco da Gama, adversário da estreia do Universo/Caixa/Brasília, acredita que a volta de Brasília é uma das grandes notícias da nova temporada do torneio. "Antes de tudo, sou basqueteiro, é como uma religião para mim. Ter Brasília é motivo de muita alegria, é uma equipe multicampeã", diz o treinador, que completa 50 anos de carreira no esporte neste ano.

Cada um dos 14 times enviou um ou mais representantes para a sede do Club Athletico Paulistano, em São Paulo, onde foi realizada a cerimônia de abertura da competição. Além do dirigente Bernardo Bessa, o ala Arthur marcou presença no evento.

Para o experiente jogador de 36 anos, ainda é difícil colocar expectativas no desempenho do Brasília na temporada. "Não consigo mensurar onde chegaremos, o time é muito novo. O campeonato é longe, mas estou esperançoso e otimista. Vamos brigar de igual para igual com todos os times. Brasília está de volta, podem esperar o time guerreiro de sempre", afirma um dos maiores ídolos do basquete candango, tricampeão do NBB.

Por falar em ídolo da torcida brasiliense, o armador Alex, atualmente no Bauru, também esteve no evento de abertura do NBB. Para ele, Brasília merece ter um time entre as principais equipes do país. "É um lugar que não pode ficar muito tempo longe da elite. Espero que o projeto se consolide novamente. É uma cidade que gosta do basquete, com um torcedor fanático pelo esporte", comenta o atleta de 38 anos, em recuperação de uma lesão no ligamento cruzado do joelho direito.

O jogo inaugural da 11ª temporada do NBB será uma reedição da última decisão. O Paulistano, atual campeão, recebe o Mogi, no sábado, às 13:35. Logo depois, é a vez do Brasília encarar o Vasco, no Nilson Nelson, às 15:25.

Esta promete ser a temporada com maior alcance de audiência do NBB. A competição será transmitida em seis dias da semana, só no domingo que o fã fica sem opção. Além das partidas na televisão aberta e fechada, alguns confrontos só poderão ser acompanhados pelo Facebook ou pelo Twitter. "É a maior iniciativa de renovação do esporte nacional. O Brasil nunca viu nada igual", analisa João Fernando Rossi, presidente da Liga Nacional de Basquete.

Vasco não garante participação

Rival da estreia do Brasília no NBB, o Vasco ainda corre o risco de ficar de fora da temporada. Restando apenas 12 dias para o início da disputa, o clube ainda tenta juntar a verba para manter o time.

No último sábado (29/9), o presidente Alexandre Campello disse que os cariocas estavam impossibilitados de arcar com os salários dos jogadores. Porém, o departamento jurídico do clube ainda tenta um empréstimo de R$ 31 milhões para que o Gigante da Colina entre em quadra. Uma decisão definitiva deve ser anunciada até sexta-feira (5/10).

Para Duda Machado, ex-Brasília e Flamengo, a insegurança vascaína atrapalha o começo de temporada da equipe. "Todos sabem a situação atual, é a nossa realidade. Foge um pouco do que eu posso fazer. Tentamos continuar trabalhando, mas a rotina muda, já alguns jogadores preferem não treinar. Esperamos estar em quadra no dia 13, no Nilson Nelson", projeta o irmão de Marcelinho Machado, um dos maiores nomes do basquete nacional.

Técnico do Vasco, Alberto Bial tem discurso mais otimista sobre a partipação carioca no NBB. "Conversei com o presidente (Campello) pela manhã. Não sei se já está tudo certo, mas o Vasco da Gama vai jogar o NBB 11. Temos que pensar de forma positiva", torce.



Fonte: Superesportes (texto), Reprodução Internet (foto)