Alberto Valentim abandona 'retranca' de Valdir e vê Vasco sofrer mais gols
Domingo, 02/09/2018 - 10:31
O sistema defensivo do Vasco tem sido um dos pontos negativos do time na atual temporada. Começou com Zé Ricardo, passou por Jorginho e continua com Alberto Valentim. A exceção foi sob o comando do interino Valdir Bigode, que armou time mais defensivo, com três volantes, e conseguiu sofrer menos gols.

A trinca composta por Desábato, Andrey e Raul levou dois gols em três jogos sob o comando de Valdir Bigode, uma média de 0,6 por duelo. O número é representativo e melhor do que os 1,66 com os demais treinadores.

A contratação de Alberto Valentim trouxe uma nova forma de enxergar futebol. No último sábado, o treinador decidiu barrar o argentino e utilizar dois meias, tornando o time mais ofensivo. A mudança não teve o efeito esperado. Além de não criar chances de gol, o Vasco ficou mais exposto e acabou derrotado por 3 a 0.

Para o treinador, o resultado não tem ligação com a alteração. Segundo Valentim, os jogadores não repetiram no jogo o que havia sido treinado e isso terá que ser consertado.

"Não foi pela ausência do Desábato que levamos três gols. Muito se comenta que a defesa do Vasco levou x gols. Mas não é a defesa, é o time. Começa lá na frente. Alguns jogadores, por características defensivas, têm importância maior, mas todos são responsáveis. Fomos muito mal, simplesmente isso", explicou Valentim.

O treinador foi além e tentou explicar o que deu errado no sistema defensivo do Vasco. Valentim disse que treinou marcação alta e os jogadores não repetiram em campo. Para piorar, o Santos marcou um gol aos 4min do primeiro tempo, mudando tudo o que havia sido planejado.

"Taticamente não fizemos o que planejamos. Temos uma altura de marcação e não ocorreu. Com 4min não obedecemos e levamos o gol. Falei pra vocês e falei para eles no vestiário. Marcação era para ter sido mais forte antes de levar o gol. São propostas, algo que planejamos e não fizemos. Isso não gosto. Temos que trabalhar muito forte para corrigir isso", finalizou.

Com a derrota para o Santos, o Vasco se manteve com 24 pontos na 16ª posição no Campeonato Brasileiro – é o primeiro time fora da zona de rebaixamento. O Cruzmaltino volta a campo na quinta-feira, quando visitará o América-MG, no Independência.

Fonte: UOL