Basquete: Estadual começa neste fim de semana com jogos de torcida única; confira guia
Sábado, 18/08/2018 - 21:53
O Campeonato Estadual de basquete do Rio voltou. Depois de não ter sido disputado no ano passado, o torneio começa neste sábado com quatro equipes. Nesta edição, Botafogo, Flamengo e Vasco estarão presentes, assim como o Niterói. Enquanto os clubes de camisa usam o torneio para estrear os novos reforços, na preparação para as principais disputas da temporada, o time do outro lado da ponte inicia sua jornada no esporte profissional, buscando deixar o status de amador. E já tem clássico no primeiro duelo do Estadual. No sábado, Botafogo e Flamengo duelam às 11h (de Brasília), no ginásio Oscar Zelaya. No domingo, às 15h, Niterói x Vasco, no ginásio do Centro Esportivo La Salle.

O GloboEsporte.com listou tudo o que você precisa saber sobre o Estadual de basquete do Rio.

Retomada após as polêmicas

O Campeonato Estadual viveu momentos tensos nos últimos anos. Em 2016, quando o Vasco voltou a ter time profissional de basquete, o clube então presidido por Eurico Mirando chegou à final contra o Flamengo. Depois de diversos problemas no torneio por conta de brigas entre torcedores e discordâncias à respeito de torcida única, o time vascaíno decidiu não jogar a decisão por entender que não havia a segurança necessária para a realização do jogo derradeiro. Dessa forma, o Estadual não teve o confronto decisivo, e o campeão foi o time rubro-negro, por W.O.

Já em 2017, o campeonato foi cancelado após boicote de quatro dos cinco participantes. Vasco, Flamengo, Botafogo e Macaé desistiram de competir, alegando falta de ginásios e a estrutura ruim para sediar os clássicos, que teriam de ser disputados com portões fechados. Só com o Campos ainda disponível para o torneio, o Estadual não ocorreu.

Todos os jogos com torcida única

Cheio de clássicos, o Carioca terá todas as partidas com torcida única. Por determinação do Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), os jogos serão disputados com apenas a presença dos torcedores do time mandante. Cada equipe ficará responsável por vender seus ingressos, assim como definir quanto será cada entrada.

Regulamento

O campeonato será disputado em três períodos: fase de classificação, semifinal e final. No primeiro momento, todos os quatro times se enfrentarão em turno e returno. Esta parte do campeonato não é eliminatória, e portanto todos os times passam para o mata-mata. Nas semifinais, o primeiro colocado enfrenta o quarto, já o segundo pega o terceiro, em melhor de três jogos. A final do campeonato será disputada nos mesmos moldes da fase anterior.

Hegemonia rubro-negra

Nas últimas 12 edições, só dá Flamengo no Estadual. Um dos principais times da modalidade no Brasil, o time da Gávea vem sendo dominante nas competições estaduais. Além do histórico de bons times montados pelo Rubro-Negro, também conta o fato da pouca concorrência dos outros times de camisa da capital. O principal adversário durante este período foi o Macaé, que disputava o NBB, e apenas em duas ocasiões neste intervalo de hegemonia o Fla enfrentou um clube "grande" em decisões, sendo em ambas ocasiões o Vasco da Gama. O time vascaíno, por sua vez, venceu pela última vez em 2001, quando tinha Nenê Hilário, hoje no Houston Rockets da NBA, no time. Já o Botafogo não conquista o troféu desde 1991.

Elencos reformulados e time amador

A temporada que se inicia é de muitas novidades para os times cariocas. Flamengo, Botafogo e Vasco têm diversas mudanças no elenco e no comando técnico. Os clubes investiram em reforços e trouxeram nomes que foram destaques de outras equipes no último ano. Já o Niterói aposta em atletas que têm bom rendimento no basquete amador, além de nomes que já tiveram oportunidades nas equipes profissionais.

Flamengo

Depois de não conseguir chegar nas finais do NBB pelo segundo ano consecutivo, o Flamengo mudou boa parte do seu elenco. Do time da última temporada, apenas Marquinhos, Varejão, Olivinha e João Vitor permaneceram. A maior mudança, no entanto, está no comando técnico. José Neto deixou o time, e Gustavo de Conti, campeão do NBB com o Paulistano, assumiu.

— O elenco é um elenco que nos dá ótimas opções para a parte tática. São jogadores bem atléticos e versáteis, que podem atuar em mais de uma posição. Procuramos trazer jogadores comprometidos e com histórico vencedor, que tenham experiência e saibam o que fazer na hora que tem que decidir. Nosso elenco foi muito bem montado. Teremos muitas alegrias para dar ao Flamengo nessa temporada — analisou Gustavo.

Vasco

Assim como o Flamengo, o Vasco chega lotado de novidades. O time de São Januário desmanchou o time cheio de medalhões da temporada passada. Agora, sob o comando de Alberto Bial, a equipe vascaína tem como principal destaque o americano Holloway, um dos grandes jogadores do NBB nos últimos anos.

— Jogo o Campeonato Carioca desde 1966, o meu último foi em 2001. É um campeonato que já teve tanta importância na minha vida e agora tenho o privilégio de voltar a disputar. Me sinto motivado como quando era adolescente. A rivalidade é fantástica, mexe com a cidade, com os torcedores, mas garanto que o Vasco da Gama trabalhará sempre com fair play. Teremos uma equipe competitiva e que vai jogar sabendo o valor que tem essa camisa — disse o treinador Alberto Bial.

Botafogo

Dos três times de camisa, o Botafogo também aparece com vários reforços. O Glorioso contratou Cauê Borges, grande destaque do Caxias do Sul e escolhido para o Jogo das Estrelas no último ano. Também trouxe Mogi, Ansaloni e Coelho. Além disso, manteve Jamaal, principal nome do time alvinegro.

— A gente vem jogar o Estadual para ser campeão. Não estamos aqui só para participar e fazer bons jogos. Nossa ideia é ser campeão e já começar com tudo — afirmou Guga, um dos remanescentes da última temporada.

Niterói

Iniciativa de amigos apaixonados por basquete está levando uma equipe amadora da cidade de Niterói a dar um passo importante rumo ao profissionalismo. Com elenco recheado de jogadores que já tiveram passagens por equipes da Liga de Desenvolvimento (LDB) e até mesmo no NBB, o Cacique quer chegar à elite do basquete nacional no futuro. Campeão da Liga das Américas e do Mundial com o Flamengo, em 2014, o armador Danielzinho é o nome mais conhecido da equipe.

— Nossos treinamentos para o Carioca estão muito focados na parte física e também na parte tática para que a gente possa desenvolver nosso melhor no campeonato. Podem esperar bastante vontade e determinação. Estamos muito preparados — disse Higor, que teve passagens por clubes do NBB e também pelo basquete dos Estados Unidos.

Confira a Tabela de Jogos

Turno:

Botafogo x Flamengo - 18/08 - 11h - Ginásio Oscar Zelaya
Niterói x Vasco - 19/08 - 15h - Ginásio do Centro Esportivo La Salle
Vasco x Botafogo - 21/08 - 18h - Ginásio Vasco da Gama
Flamengo x Niterói - 21/08 - 20h - Ginásio Hélio Maurício
Flamengo x Vasco - 25/08 - 17h - Tijuca Tênis Clube
Niterói x Botafogo - 25/08 - 18h - Ginásio do Centro Esportivo La Salle

Returno:

Vasco x Niterói - 28/08 - 19h30 - Ginásio Vasco da Gama
Flamengo x Botafogo - 28/08 - 20h - Tijuca Tênis Clube
Vasco x Flamengo - 01/09 - 14h - Arena Olímpica de Deodoro
Botafogo x Niterói - 01/09 - 14h - Ginásio Oscar Zelaya
Niterói x Flamengo - 08/09 - 18h30 - Ginásio do Centro Esportivo La Salle
Botafogo x Vasco - 08/09 - 20h - Ginásio Oscar Zelaya



Fonte: GloboEsporte.com