Reverter placar em casa na Copa Sul-Americana não é novidade para o Vasco; relembre
Quinta-feira, 09/08/2018 - 00:34
Justificar a alcunha de "Time da Virada" atuando em São Januário na Conmebol Sul-Americana não é nenhuma novidade para o Vasco da Gama. Nesta quinta-feira (09/08), para avançar às oitavas de final e se manter vivo na briga pelo título, o Almirante precisará reverter uma vantagem construída por seu adversário no jogo de ida, disputado longe do Rio de Janeiro, algo que conseguiu algumas vezes no segundo torneio mais importante do continente.

Assim como os equatorianos da LDU, que levaram a melhor e venceram a primeira partida por 3 a 1 no mês passado, outros quatro adversários já tiveram a chance de chegar em vantagem para decidir o futuro na Conmebol Sul-Americana diante do Gigante da Colina no Caldeirão: Lanús (ARG), América (MÉX), Aurora (BOL) e Universitário (PER). Apenas uma vez o resultado final não foi favorável ao clube de São Januário.

26/09/2007 - Vasco elimina Lanús com gol salvador aos 45 minutos do segundo tempo

Após ser superado por 2 a 0 no jogo de ida, disputado em "La Fortaleza", o Vasco adotou uma postura ofensiva desde os primeiros minutos em São Januário. O primeiro gol saiu ainda no primeiro tempo, aos 29, quando Leandro Amaral demonstrou oportunismo para aproveitar um rebote dado pelo goleiro Bossio. O Lanús cresceu na partida após o tento cruzmaltino e chegou a criar boas oportunidades até a metade da etapa final. Quem balançou as redes outra vez, entretanto, foi o Gigante da Colina. Novamente aos 29, Leandro Amaral apareceu, dessa vez dando um passe açucarado para Wagner Diniz ampliar a vantagem para 2 a 0. O Cruzmaltino foi todo pressão nos derradeiros momentos e teve sua insistência coroada no minuto final. Leandro Amaral, de novo ele, tocou na saída do arqueiro depois de ser lançado por Alan Kardec e deu números finais ao confronto: Vasco 3 x 0 Lanús (ARG).

1º jogo: Lanús (ARG) 2 x 0 Vasco da Gama
2º jogo: Vasco da Gama 3 x 0 Lanús (ARG)

24/10/2007 - Goleiro Ochoa tem atuação de gala e impede classificação do Vasco na Colina

Derrotado em solo mexicano, o Gigante da Colina precisava vencer por três gols de diferença para manter o sonho de título vivo. Ao contrário do que ocorreu contra o Lanús, o Cruzmaltino abriu o placar no começo do primeiro tempo, aos 10, com Leandro Amaral. O gol animou a equipe de São Januário, que empurrada por sua torcida iniciou um verdadeiro bombardeio na meta do América. Teve chute no poste, zagueiro salvando em cima da linha e bola tirando tinta da trave, porém o que mais se viu no decorrer da partida foram defesas espetaculares de Ochoa. O goleiro mostrou naquela ocasião, atuando dentro do Caldeirão, todo seu potencial, tendo uma das melhores atuações de toda sua carreira, marcada pela disputa de quatro Copas do Mundo. Naquela partida, não custa lembrar, o Vasco teve como técnico Romário, um dos grandes jogadores de sua história.

1º jogo: América (MEX) 2 x 0 Vasco da Gama
2º jogo: Vasco da Gama 1 x 0 América (MEX)

26/10/2011 - Vasco massacra bolivianos do Aurora com grande exibição em São Januário

Inverter o placar obtido pelos bolivianos na altitude de Cochabamba não parecia ser uma tarefa fácil para o Vasco, principalmente após ver a vantagem construída logo aos nove minutos, com Bernardo, ir por água abaixo em virtude de um gol acidental de Andaveris. Seguindo à risca sua tradição, o Gigante da Colina não desistiu, muito pelo contrário, foi para cima do Aurora na sequência do primeiro tempo, marcou duas vezes com Alecsandro e igualou o marcador de 3 a 1 feito pelo adversário em solo boliviano. Antes tratada como impossível, a classificação passou a ser vista como certa. Veio a etapa final e pouco tempo depois da bola voltar a rolar, outro gol vascaíno, dessa vez de Leandro. O quinto tento foi anotado por Juninho Pernambucano, de pênalti. Também através de uma penalidade máxima, com Diomédes Penã, os bolivianos ensaiaram uma reação. O susto, entretanto, não modificou a postura do Vasco, que marcou mais três vezes, com Bernardo, Douglas e Allan, respectivamente. Os visitantes ainda diminuíram com Segovia, porém o resultado final foi favorável ao Trem-Bala da Colina: Vasco 8 x 3 Aurora (BOL).

1º jogo: Aurora (BOL) 3 x 1 Vasco da Gama
2º jogo: Vasco da Gama 8 x 3 Aurora (BOL)

09/11/2011 - Dedé comanda virada do Trem-Bala sobre o Universitário na Colina

Sob o comando do zagueiro Dedé, o Vasco da Gama justificou mais uma vez o apelido de "Time da Virada" e se recuperou da derrota de 2 a 0 no jogo de ida, vencendo a partida em São Januário com uma goleada de 5 a 2 sobre o Universitário. O resultado fez o Almirante carimbar o passaporte para a semifinal da Conmebol Sul-Americana de 2011 e atingir a melhor campanha de sua história dentro da competição continental. Dedé, que teve a infelicidade de ver a bola do segundo gol do time peruano desviar em sua perna direita antes de entrar, no início do segundo tempo, fez depois dois gols e deu o passe para o quinto, anotado por Alecsandro nos derradeiros momentos do confronto. Antes, o torcedor que marcou presença em grande número no Estádio de São Januário, viu Diego Souza abrir o placar para o Gigante e Elton empatar após Ruidíaz e Rabanal virarem o placar em plena Colina Histórica.

1º jogo: Universitário (PER) 2 x 0 Vasco da Gama
2º jogo: Vasco da Gama 5 x 2 Universitário (PER)



Fonte: Site oficial do Vasco