Vasco tem 2 vitórias, 1 empate e 2 derrotas nos últimos 5 jogos no Morumbi pelo Brasileiro
Domingo, 05/08/2018 - 10:23
Hoje é dia de Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro! Pela 17ª rodada, o Gigante da Colina encara o São Paulo com o objetivo de retomar o caminho das vitórias na competição nacional. A partida será disputada às 16 horas, no Morumbi, e será transmitida para grande parte do país pela TV Globo. O Cruzmaltino, não custa lembrar, ocupa a 12ª colocação e possui 19 pontos, mas tem dois jogos a menos em relação aos demais concorrentes.

Para o confronto com o Tricolor Paulista, o treinador Jorginho não contará com o zagueiro Breno. O defensor recebeu o terceiro cartão amarelo diante do Corinthians e será substituído pelo colombiano Oswaldo Henríquez, contratado no mês passado junto ao Sport Recife. Outro que não irá atuar na Terra da Garoa é o argentino Maxi López, que permaneceu no Rio de Janeiro para dar sequência ao processo de recondicionamento físico.

As boas notícias ficam por conta dos retornos de Giovanni Augusto, Henrique e Thiago Galhardo. Os três jogadores não puderam participar do último compromisso vascaíno no Campeonato Brasileiro, mas integram a delegação na capital paulista e estão à disposição da comissão técnica para o duelo com o São Paulo. O primeiro, em entrevista ao Site Oficial, demonstrou otimismo ao ser questionado sobre o desafio de encarar o vice-líder.

Adversário do Vasco da Gama, o São Paulo possui a segunda melhor campanha do Brasileirão, mas entrará em campo dependendo apenas de suas próprias forças para chegar ao topo da tabela. Em caso de triunfo no Morumbi, o Tricolor ultrapassará o Flamengo e assumirá a liderança do torneio nacional. O time dirigido por Diego Aguirre entrará em campo logo mais reforçado pelos ex-vascaínos Nenê e Diego Souza.

O equilíbrio é a marca deste confronto entre cruzmaltinos e são-paulinos. Desde o pontapé inicial, em 1930, quando o Almirante venceu o Tricolor por 2 a 1, já foram disputadas 116 partidas, com 35 empates, 41 vitórias do São Paulo e 40 do Gigante da Colina. O confronto desta tarde terá arbitragem de Santa Catarina: Bráulio da Silva Machado apita com auxílio de Kleber Lucio Gil (Fifa) e Helton Nunes.

Palco de conquistas: Vasco tem boas recordações do Morumbi

Não é dúvida para ninguém que o Estádio Morumbi, palco do 15º compromisso do Vasco da Gama na atual edição do Campeonato Brasileiro, traz boas recordações para o clube. Foi na casa do São Paulo que o Gigante da Colina conseguiu um dos seus títulos mais importantes. Em dezembro de 1989, com gol de Sorato, o Cruzmaltino derrotou o Tricolor por 1 a 0 e levantou a taça do mais importante torneio nacional pela segunda vez.

Outra conquista de grande magnitude da valorosa história vascaína no futebol também foi obtida pelo Almirante no Estádio Cícero Pompeu de Toledo. Na temporada de 1999, com a base do time campeão da Taça Libertadores no ano anterior, o Vasco venceu o Santos por 2 a 1 e subiu ao lugar mais alto do pódio no Torneio Rio-São Paulo. Os gols do tricampeonato foram marcados por Zé Maria e Juninho Pernambucano.

Considerando a força são-paulina atuando dentro de seus domínios, o retrospecto recente em partidas do Brasileirão é positivo. Nas últimas cinco vezes que enfrentou o São Paulo no Morumbi, o Vasco da Gama obteve duas vitórias, um empate e duas derrotas. O primeiro desses confrontos aconteceu na edição de 2011, ano que o Cruzmaltino terminou em segundo lugar e fez a melhor participação de sua história no Brasileirão de pontos corridos.

Na época comandado por Ricardo Gomes, o Vasco não tomou conhecimento do São Paulo e venceu pelo placar de 2 a 0. Atual campeão da Copa do Brasil naquela oportunidade, o Cruzmaltino triunfou graças aos gols marcados por Eder Luis e Felipe. O Almirante voltou a obter um resultado positivo diante do Tricolor Paulista em 2012, quando terminou na quinta colocação. O Vasco da Gama derrotou o adversário por 1 a 0, com tento de Fagner.

Cruzmaltinos e Tricolores voltaram a se enfrentar pelo Brasileiro no Morumbi em 2013 e, naquela ocasião, os donos da casa levaram a melhor, vencendo por 5 a 1. Os últimos confrontos ocorreram em 2015 e 2017, respectivamente. No primeiro, apesar de ter saído na frente, o Vasco sofreu um gol no final da partida e viu o jogo acabar empatado em 2 a 2. Ano passado, apesar das boas oportunidades criadas, o placar final foi favorável aos donos da casa.

Retrospecto recente do Vasco em jogos no Morumbi contra o São Paulo pelo Brasileiro:

31/07/2011- São Paulo 0 x 2 Vasco da Gama- Eder Luis e Felipe
18/07/2012- São Paulo 0 x 1 Vasco da Gama- Fágner
29/05/2013- São Paulo 5 x 1 Vasco da Gama- Dakson
18/10/2015- São Paulo 2 x 2 Vasco da Gama- Nenê e Rodrigo
19/07/2017- São Paulo 1 x 0 Vasco da Gama



Fonte: Site oficial do Vasco