Preparador Joelton Urtiga fala sobre a condição física dos atletas do Vasco para jogo na altitude
Quarta-feira, 25/07/2018 - 02:53
O lendário Estádio Olímpico de Atahualpa foi palco na tarde desta terça-feira (24/07) do derradeiro treinamento do Vasco da Gama antes do jogo de estreia na Conmebol Sul-Americana 2018. Em Quito, na casa da Seleção do Equador, a comissão técnica cruzmaltina promoveu uma série de trabalhos técnicos e táticos, fazendo assim os últimos ajustes para o importante confronto com a LDU.

A atividade teve como objetivo principal acelerar o processo de adaptação dos jogadores cruzmaltinos à altitude de 2.850 metros da capital equatoriana. As jogadas aéreas e os arremates de longa distância foram detalhes trabalhados pelo treinador Jorginho na movimentação, considerando que a velocidade da bola é uma das principais mudanças provocadas pela altitude.

- O jogo se torna mais rápido quando é disputado na altitude e resolvemos fazer trabalhos que contribuíssem para a adaptação dos atletas a esse fator. A principal diferença é a velocidade da bola, então exercitamos bastante as bolas longas e os lançamentos para área. O adversário costuma chutar bastante de longe e busca muito as jogadas áreas. O tempo de adaptação foi curto, eles levam vantagem por já estarem acostumados a jogar nessas condições, mas acredito que iremos tirar proveito do treinamento de hoje - afirmou o prepador físico Joelton Urtiga.

Na última semana, em virtude do apertado calendário nacional, o Vasco precisou entrar em campo três vezes. A forte sequência de jogos fez com que a comissão técnica optasse pela não vinda de peças importantes para o Equador. A ausência de nomes como Breno, Desábato e Yago Pikachu, entretanto, não diminui a confiança do Cruzmaltino, que se considera bem preparados para o desafio de encarar a tradicional equipe de Quito.

- Nenhum jogador reclamou de nada durante ou depois do treinamento. A única coisa que eles falaram foi sobre a velocidade da bola. Estamos vindo de uma batida muito forte. Jogamos três partidas numa semana e fizemos uma viagem desgastante para enfrentar a LDU aqui em Quito. Isso provoca um desgaste, até nos fez optar pela não vinda de alguns jogadores, mas não diminui nossa confiança. Fizemos um preparação muito boa em Pinheiral e é justamente ela que tem nos dado um suporte para ultrapassar esse momento. Os atletas que vão atuar estão preparados e possuem totais condições de fazer uma grande apresentação - acrescentou o profissional.

Empolgado pelo triunfo obtido diante do atual campeão da América no Brasileirão, o Gigante da Colina mede forças com a Liga Deportiva Universitária (LDU) nesta quarta (25), às 19h30 (horário de Brasília), no Estadio Rodrigo Paz Delgado. Válida pela segunda fase da Conmebol Sul-Americana, a partida será transmitida para todo o país pelo canal por assinatura SporTV.



Fonte: Site oficial do Vasco