Preparador Joelton Urtiga fala sobre o desempenho dos jogadores nos treinos
Quinta-feira, 28/06/2018 - 22:38
Integrante da comissão técnica que ajudou o Vasco da Gama a conquistar o Campeonato Carioca de forma invicta e estabelecer a maior invencibilidade de sua história em jogos oficiais na temporada de 2016, Joelton Urtiga voltou ao clube no início do mês para assumir a preparação física durante a segunda passagem do tetracampeão mundial Jorginho como treinador do Gigante da Colina.

Embora tenha trabalhado com o time nas partidas contra Sport e Internacional, o profissional começou a colocar em prática sua metodologia de trabalho na última segunda-feira (25/06), quando o Cruzmaltino se reapresentou após um período de recesso e iniciou a sua preparação para o segundo semestre. O Almirante terá compromissos por Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Sul-Americana nos próximos seis meses de 2018.

- Esse período é fundamental para nós, principalmente por termos tempo de realizar as avaliações e preparar o time da melhor maneira para a sequência da temporada. É de suma importância fazer esses testes no começo de uma intertemporada, pois são eles que nos dão parâmetros para organização dos treinos. Até o momento, além da parte neuromuscular, fizemos avaliações de potência e força - disse o preparador físico, acrescentando em seguida.

- Identificamos se os atletas possuem algum tipo de problema com a mobilidade muscular. Os resultados estão sendo satisfatórios e nos deram parâmetros para monitorar a carga de trabalho e organizar a sessão de treinamentos com o Jorginho, de uma forma que minimize o número de lesões e contribua para o crescimento físico de todo o grupo - completou o profissional.

Nos últimos jogos antes do recesso, o Vasco da Gama não teve à sua disposição jogadores importantes, a maioria deles por estarem entregues ao departamento médico, casos, por exemplo, de Rafael Galhardo, Breno, Bruno Silva, Thiago Galhardo, Wagner e Kelvin. A expectativa da comissão técnica, entretanto, é que todos estejam à disposição no primeiro desafio cruzmaltino após a Copa do Mundo.

- Nossa ideia é que esses atletas que estavam fora estejam aptos para o primeiro jogo após o retorno do recesso, pois entraremos em campo precisando vencer por uma diferença de três gols. São jogadores de suma importância, o Jorginho conta eles para essa partida. Já foram liberados pelo departamento médico, mas estão sendo monitorados nos treinamentos em virtude do tempo inativo. Dando tudo certo, fazendo um trabalho de qualidade, acredito que estarão em plenas condições de serem inseridos no contexto do jogo - concluiu Joelton Urtiga.



Fonte: Site oficial do Vasco