Zé Ricardo vem aproximando jogadores da base com o profissional do Vasco
Sábado, 26/05/2018 - 09:28
Em períodos de vacas magras, o técnico Zé Ricardo tenta melhorar a colheita do Vasco num futuro próximo - ou mais distante. Para isso, o treinador e sua comissão técnica pediram e foram atendidos: as categorias de base estarão mais perto do profissional do Cruz-Maltino depois da Copa do Mundo.

Além de completarem treinos dos profissionais quando necessário, os garotos do sub-20 do Vasco treinarão no CT das Vargens toda segunda e quinta-feira a partir da volta da pausa para a Copa do Mundo.

O elenco cruz-maltino deve ganhar folga de 14 a 24 de junho. A partir do dia 25, se reapresenta para os trabalhos, mas provavelmente no Espírito Santo - o local ainda é avaliado pela comissão técnica. A rotina dos garotos da base do Vasco só irá se misturar à do profissional depois disso, quando a programação voltar ao normal no Rio de Janeiro.

A aproximação é um pedido do técnico Zé Ricardo. O comandante do Vasco já trocava informações com as comissões técnicas dos times de base, mas a falta de tempo e a dificuldade na logística dificultava a presença dele em treinamentos dos garotos. Atualmente, a maioria dos trabalhos do profissional é no CT das Vargens, enquanto as demais categorias trabalham em São Januário - os locais estão separados por cerca de 35km.

- É importante essa integração não só dos atletas, mas das comissões técnicas. O Marcos Valadares (técnico do sub-20) é um excelente treinador, conhece bem todas as equipes de base. É importante trocar ideia da filosofia de jogo dele, da minha, para ver se alinhamos alguma coisa. Enquanto não tiver algo totalmente vertical, pelo menos alinhamos algumas coisas em relação ao sub-20 - disse Zé Ricardo ao GloboEsporte.com.

Segunda e quinta-feira foram os dias escolhidos pelas comissões técnicas porque é quando os titulares costumam estar se recuperando das partidas e abrem espaço para que jovens sejam utilizados.

Antes mesmo de a aproximação ser colocada em prática, todos os jogadores nascidos em 1998 do elenco sub-20 estão treinando no profissional para serem observados enquanto a categoria está em recesso depois do Campeonato Carioca, até o próximo dia 4. Lucas Santos e Marrony são dois garotos nascidos em 99 que se juntarão aos seguintes jogadores:

Lateral-direito: Rafael França
Lateral-esquerdo: Luan
Volante: Rodrigo
Meia: Dudu
Atacantes: Hugo Borges, Moreshe, Lucas Santos e Marrony

- A integração tem sido muito boa. É um método que já faz um tempo que adotaram. Sem dúvida, começamos a nos adequar ao ambiente do profissional, à estrutura. O nosso trabalho só tem a evoluir. Se o Zé pretender usar alguém, com o campeonato longo, estamos prontos, porque vivemos o dia a dia deles e estamos prontos para resolver o problema deles - disse Rafael França, capitão do time sub-20 e lateral-direito.

Diante da dificuldade financeira do Vasco para contratar um atacante e um lateral-direito, posições que na visão da comissão técnica e da diretoria precisam de reforços, Zé Ricardo estuda a possibilidade de promover alguns destes jogadores do sub-20 ao profissional. Os atacantes Hugo Borges e Moresche, por exemplo, estão à disposição para o jogo contra o Bahia, domingo, às 16h, na Fonte Nova.

Ao mesmo tempo, para um futuro ainda mais distante, Zé Ricardo também tem promovido coletivos entre o time sub-17 e o profissional, principalmente em reapresentações pós-jogos, em que os titulares fazem apenas um trabalho regenerativo - como na última quinta-feira, depois da vitória por 2 a 0 contra a Universidad de Chile.

- É uma experiência muito grande jogar contra o profissional. Eles são muito mais fortes, experientes e rápidos. Força muito a gente. É legal para a gente voltar a atuar com garotos e estar um pouco à frente. Para igualar a força, temos de pensar mais rápido. Tem de saber antes já o que vai fazer com a bola - disse o garoto Roger, do time sub-17 do Vasco.



Fonte: GloboEsporte.com