Mudanças táticas contra o Fluminense deixam Zé Ricardo com dúvidas para sequência da temporada
Sexta-feira, 30/03/2018 - 08:23
Sem Rildo e com Paulinho fora das melhores condições, Zé Ricardo mudou a equipe para enfrentar o Fluminense na semifinal do Carioca, quinta-feira, no Maracanã. Para não perder velocidade e tentar neutralizar um dos pontos fortes do adversário, o apoio dos alas, Pikachu foi para o meio, e Rafael Galhardo foi o titular na lateral direita. O time alternou bons e maus momentos e conseguiu a classificação mais na base da garra ao vencer a partida por 3 a 2 com gol aos 50 minutos do segundo tempo.

Rafael Galhardo conseguiu cumprir sua função de fechar a defesa pelo lado direito e tentar minimizar a produção ofensiva de Ayrton Lucas. Na esquerda, no entanto, Fabrício teve muitos problemas. Em um bote mal feito do lateral, Gilberto se livrou da marcação e cruzou para Pedro marcar. O segundo gol tricolor foi um vacilo da barreira, que abriu na cobrança de falta de Sornoza. Martín nada pôde fazer.

Aberto pela ponta, Pikachu foi a principal válvula de escape. Dos seus pés saiu a linda jogada do primeiro gol vascaíno. Depois de dar um drible entre as pernas do marcador, ele cruzou e Giovanni Augusto marcou após pegar sobra dada por Renato Chaves.

O momento-chave para o Vasco foi a entrada de Paulinho no lugar de Wagner. O time ganhou mais velocidade com ele e também com Andrés Ríos, que entrou na vaga de Rafael Galhardo. Em boa tabela com Wellington, Paulinho mostrou outra de suas qualidades, a finalização, e acertou o canto para empatar o jogo em 2 a 2.

A partir daí foi pressão. Bem mais garra do que organização e estratégia tática. Zé Ricardo chegou a tirar Paulão para colocar Thiago Galhardo e terminou a partida com apenas um zagueiro. Aos 50, em um chutão para frente, o vaiado Fabricio recebeu dentro da área e arriscou um chute improvável, com pouco ângulo. A bola entrou e deu a vitória e a classificação para um time que se nega a desistir.

Durante a preparação para o clássico, Zé Ricardo chegou a testar o esquema com três zagueiros, mas acabou optando pela formação que o time está mais habituado. Para as finais com o Botafogo e para o duelo com o Cruzeiro, pela Libertadores, a tendência é que, caso possa contar com todas as peças, os dois zagueiros sejam mantidos.

- Nossa linha de 4 está mais consolidada. Foi um confronto de sistemas, e tentamos tirar a subida de seus alas. São os contornos do futebol - disse Zé Ricardo.

Giovanni Augusto surpreende e ganha espaço novamente

O meia havia se machucado em seu primeiro jogo pelo Vasco e retornou nesta quinta, já como titular. Além do gol que marcou, mostrou que pode contribuir bastante com sua técnica e visão de jogo. Se a parte física não o trair novamente, tem tudo para ser titular já nas decisões que a equipe tem pela frente.

- Giovanni tem uma qualidade técnica grande. Pode decidir uma partida, fiquei muito feliz com a atuação dele. Achei que não conseguiria o jogo todo. Teve febre durante a madrugada, mas o departamento médico está de parabéns. Ainda tem muito a melhorar - finalizou Zé Ricardo.

O primeiro jogo da final do Carioca, contra o Botafogo, será no próximo domingo, às 16h, no estádio Nilton Santos.



Fonte: GloboEsporte.com