Juniores: Marcos Valadares fala sobre início de trabalho no Vasco e projeta estreia na Copa do Brasil Sub-20
Quinta-feira, 29/03/2018 - 14:14
A equipe sub-20 do Vasco que vai entrar em campo nesta quinta-feira, às 19h (de Brasília), em Florianópolis, contra o Avaí, pela Copa do Brasil, é bem diferente daquela que chegou às semifinais da competição no ano passado, lotou São Januário, mas foi eliminada com um gol nos acréscimos contra o Atlético-MG.

Daquele time, campeão carioca da categoria, sete jogadores subiram para o profissional: João Pedro, Ricardo, Alan, Andrey, Bruno Cosendey, Paulinho e Paulo Vitor. A missão de remontar o sub-20 é de Marcos Valadares, contratado no início do mês para o lugar de Marcus Alexandre.

- Ainda estamos num processo de construção. O time do ano passado era muito qualificado, assim como a turma de agora. Esses atletas que estamos recebendo, estamos levando para eles uma questão mais competitiva. Talvez não tenham jogando tanto no sub-20, mas estão tendo oportunidade de mostrar seu valor – disse Valadares.

Principais remanescentes de 2017: Rafael França (lateral-direito); Dudu (meia); Lucas Santos, Hugo Borges e Marrony (atacantes);

Com passagens por Fluminense e Cruzeiro, o novo treinador faz parte de uma reestruturação na base do Vasco, que trocou todos os treinadores da base. Ou seja, a remontagem do sub-20 espelha um processo realizado no clube inteiro. Como é a categoria mais visível, a cobrança é maior.

- Estamos num clube grande, com tradição de formação. A gente espera que nossa equipe jogue futebol de equipe grande. A prioridade é formar um atleta técnico, inteligente, competitivo, que tenha entendimento tanto nas ações individuais mas também na parte coletiva. O futebol moderno pede isso. Estamos formando para isso.

Confira a entrevista com Marcos Valadares:

GloboEsporte.com: O time deste ano é bem diferente do de 2017, que fez ótima campanha. Como trabalhar a cabeça daqueles que ficaram na categoria e não subiram (casos de Rafael França, Dudu e Lucas Santos, entre outros)?

Marcos Valadares: É uma situação delicada, tem que ter muita atenção. É uma coisa que realmenta contece. O garoto convive muito tempo com uma geração, e chega nesse processo final alguns sobem mais rápido, querendo ou não. Talvez por oportunidade, espaço na posição dele. Precisa ainda evoluir em alguns aspectos, a gente precisa ter atenção a isso, conversar e orientar para que não fique ansioso nem chateado. Passando para eles que cada um tem seu momento. São jogadores importantes para o clube e vao ter mais uma oportunidade de mostrar seu valor.

Como aproveitar a experiência destes meninos numa competição como a Copa do Brasil sub-20?

São garotos que vão ser muito importantes no processo, para passar confiança, maturidade e orientação para quem vem esse ano. Falar da importância da competição, do nível, do estilo de jogo. São duas finais em cada fase. Ou você ou ele passa na fase seguinte. A importância de eles passarem essa experiência que tiveram e alertar alguns riscos para que os outros garotos consigam contribuir.

Qual ideia de jogo você espera implementar na equipe?

Ideia é uma equipe que tenha bola no pé, consiga construir o jogo, desequilibrar o adversário, quechegue com muita gente no ataque. Consiga fazer ações de infiltração e finalização. Que pressione o adversário, tente marcar um pouco alto. Em algumas circunstâncias o time também vai marcar um pouco mais embaixo, mas são ações dentro do jogo. A principal ideia é ter mais a bola no pé, porque dessa forma vamos formar melhor o jogador tecnicamente do que somente se defender.

Como está sendo a interação com Zé Ricardo? Com que frequência vocês conversam?

O momento das duas equipes é de muitos jogos, muita competição, a gente não consegue conversar tanto, talvez pela questão do profissional treinar em Vargem Pequena, e a gente no anexo ou em Caxias.

Mas quando fomos nos encontramos, temos trocado ideia. Nossa linha é muito parecida com a do Zé Ricardo. Tentar formar o jogador que ele espera realmente receber no profissional. E ele, por ter vindo, da categoria de base e entender o processo, dá mta abertura para que a gente coloque nossa opinião e consiga chegar no objetivo comum, que é colocar o atleta que ele espera no profissional.

Relacionados do Vasco para o jogo contra o Avaí:

Goleiros: Alexander e Hedhe Halls;
Laterais: Alexandre, Cayo Tenório, Luan e Rafael França;
Zagueiros: Bruno Ritter, Caio Marcelo e Miranda;
Volantes: Caio Lopes, Linnick e Rodrigo;
Meias: Dudu, João Pedro e Moresche;
Atacantes: Léo Reis, Lucas Pederzoli, Lucas Santos e Marrony.



Fonte: GloboEsporte.com