Basquete: David Jackson relembra clássicos pelo Vasco diante do Botafogo
Sexta-feira, 16/02/2018 - 07:28
Desde o seu retorno ao basquete adulto, o Vasco encarou o Botafogo oficialmente em quatro oportunidades*, entre Campeonato Carioca, NBB e Copa Avianca, e venceu o rival em todos os encontros. Na próxima sexta-feira (16/02), às 20 horas, os clubes voltam a se enfrentar em partida válida pelo NBB 10, na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico da Barra da Tijuca. Jogador com maior média de pontuação do Vasco no atual torneio, David Jackson esteve presente nas quatro vitórias sobre o Alvinegro e carrega momentos felizes em cada duelo disputado contra o rival.

O primeiro clássico após a volta do Gigante do Basquete foi justamente contra o Botafogo, na estreia do Campeonato Carioca de 2016, após o Almirante se sagrar campeão da Liga Ouro. A partida foi realizada no dia 19 de setembro, em General Severiano, e marcou não só o início do Cruzmaltino na competição, mas também o começo da trajetória de David com a camisa vascaína. O americano conseguiu se destacar no confronto de estreia, marcando sete pontos e exibindo muita qualidade técnica na vitória por 77 a 53. No segundo turno do mesmo campeonato, no dia 07 de outubro, o camisa 32 teve desempenho ainda melhor e foi o cestinha do duelo, com 20 pontos, ajudando o Vasco a derrotar o adversário por 88 a 78, em São Januário.

Nos duelos seguintes, a história se repetiu e David Jackson foi o nome dos jogos, saindo de quadra sempre como cestinha. No dia 27 de outubro de 2017, o ala fez 21 pontos, além de conquistar sete rebotes, e foi fundamental no triunfo válido pela Copa Avianca, torneio realizado em Minas Gerais e que teve o Vasco como campeão invicto. Neste NBB, no primeiro turno, os clubes mediram forças no mesmo local da partida desta sexta-feira e o resultado permaneceu favorável ao Gigante. Com 25 pontos e cinco assistências, o ala brilhou na vitória por 72 a 68, no duelo realizado no dia 19 de dezembro de 2017. Em conversa com o Site Oficial, o americano falou sobre seu excelente retrospecto contra o Alvinegro e analisou o próximo jogo, que contará com torcida única do rival.

- Não me recordo exatamente como foi minha atuação individual em cada jogo, mas lembro que o Vasco conquistou as vitórias e isto sempre será o mais importante. Talvez o que me marcou mais foi o duelo de estreia. Jogamos no ginásio deles e eu estava um pouco nervoso, pois era minha primeira partida no meu retorno ao Brasil e queria fazer de tudo para que a equipe alcançasse a vitória. Não foquei na pontuação, sabia que as oportunidades surgiriam durante a temporada e eu só queria que tivéssemos um bom início no Campeonato Carioca daquele ano - destacou o americano, que completou falando sobre o compromisso de sexta-feira.

- Será, sem dúvida alguma, um confronto extremamente importante para nossas pretensões no NBB 10. Enfretaremos um oponente que vive o melhor momento dele no campeonato e teremos um grande duelo. Todo jogo é uma oportunidade para o time ganhar confiança e continuar crescendo. Amanhã será um novo teste para nossa equipe e entraremos com disposição em quadra - ressaltou David Jackson.

*Além dos confrontos oficiais, Vasco e Botafogo se enfrentaram em um amistoso no início da temporada 2016, vencido pelo Cruzmaltino por 75 a 60, no dia 19 de fevereiro de 2016. No dia 23 de fevereiro do mesmo ano, as equipes se enfrentaram por apenas doze minutos, em amistoso interrompido pela forte chuva em São Januário.



Fonte: Site oficial do Vasco