Possível aliança entre Identidade Vasco e Casaca agita bastidores da política vascaína
Segunda-feira, 15/01/2018 - 07:04
O racha entre a Identidade Vasco, de Alexandre Campello, e a Sempre Vasco, de Julio Brant, fez com que o Casaca, grupo político de sustentação de Eurico Miranda, ganhasse força no cenário da eleição no Conselho Deliberativo, na expectativa de ser marcada para o próximo dia 22. Conversas entre representantes do grupo de Campello e da situação devem se intensificar nos próximos dias.

Depois da nota do último domingo, em que a Identidade anunciou que não participará da gestão de Julio Brant, já houve os primeiros contatos entre as partes. O grupo de Alexandre Campello não cogita apoiar o atual presidente Eurico Miranda. O dirigente, por sua vez, só será candidato no Conselho se houver alguma mudança no atual panorama da eleição na Justiça. Uma reviravolta judicial, agora no Superior Tribunal de Justiça, é considerada pouco provável, até mesmo pelos partidários de Eurico.

Sendo assim, o Casaca estaria disposto a apoiar um nome alternativo, da Identidade Vasco, para disputar a presidência no Conselho com Julio Brant. A boa relação entre Eurico Miranda e Roberto Monteiro pode ajudar na ponte entre os grupos, até agora antagônicos.

A segunda parte da eleição no Vasco se dá no Conselho Deliberativo e, com o racha entre Identidade Vasco e Sempre Vasco, a expectativa é de que a votação na Sede Náutica da Lagoa seja mais apertada do que o previsto. Vencedora da eleição do dia 7 de novembro, a chapa formada pela união de Brant com Campello terá direito a 120 cadeiras no Conselho. A chapa de Eurico, segunda colocada, a 30. Esses 150 se juntarão a outros 150 conselheiros natos.

O suspense quanto às alianças poderá permanecer até o momento da eleição. Pelo Estatuto, a primeiro presidente a ser eleito é o do Conselho Deliberativo. Em seguida, vota-se para escolher o presidente do Conselho Fiscal. E somente depois que o presidente administrativo é eleito. Dependendo de como forem direcionados os votos nas duas primeiras votações, ficará configurado se o afastamento de Brant e Campello foi definitivo, assim como uma aproximação entre a Identidade e o Casaca.



Fonte: Extra Online