Basquete: Vasco arrasa o Campo Mourão em São Januário pelo NBB: 84 a 59
Quinta-feira, 21/12/2017 - 21:54
Pelo NBB, o Vasco derrotou o Campo Mourão por 84 a 59 em São Januário na noite desta quinta-feira. Foi a segunda vitória seguida vascaína na competição. Os dois times se alternaram na liderança durante o primeiro e segundo quartos, mas, a partir do terceiro, o Vasco disparou e chegou à vitória por 25 pontos de diferença. Giovanonni foi o cestinha da partida, com 15 pontos.



Fonte: NETVASCO (texto), Flickr oficial do Vasco (foto)


Vasco vence a segunda seguida pelo NBB 10

EMBALOU! Exibindo grande poder ofensivo, o Vasco conquistou sua segunda vitória seguida no NBB 10 na noite desta quinta-feira (21/12). Contra o Campo Mourão, em São Januário, o Gigante do Basquete não deu chances para o adversário durante todo o confronto e venceu o duelo por 84 x 59. A partida, válida pela oitava rodada, marcou o terceiro triunfo do Almirante no torneio. Destaque do jogo com 15 pontos, Giovannoni foi o cestinha da partida. O próximo desafio no NBB será contra o Paulistano, no próximo sábado (23), às 11 horas, mais uma vez na Colina Histórica.

O JOGO

O técnico André Barbosa optou por entrar em quadra sem a presença de um armador, jogador que atua na posição 1. Com os três alas Gustavo, David Jackson e Gui Deodato, acompanhados pelos pivôs Giovannoni e Lucas Mariano, a equipe cruzmaltina apostou na velocidade ofensiva e em atletas mais altos para compor a defesa. Com intensidade no ataque, o Vasco venceu o primeiro quarto por 16 a 14. Nezinho entrou durante o primeiro período e, principalmente no segundo, manteve o poder de fogo com bons arremessos de longa distância. O camisa 23 ainda abusou das assistências, principalmente em uma linda ponte aérea para Lucas Mariano enterrar, ajudando o Almirante a fechar a etapa inicial com o placar de 39 a 35.

O terceiro quarto teve excelente participação de Gustavo e de Gui Deodato. Os laterais foram felizes em chutes para três pontos e levantaram a torcida presente na Colina Histórica, que apoiou o time durante todo o confronto. Marcando 20 pontos contra apenas 13 da equipe paranaense neste período, o Cruzmaltino disparou na frente do adversário e controlou bem o duelo, terminado o quarto em 59 a 48 para o clube de São Januário. Aproveitando o último quarto para jogar mais no contra ataque, o Gigante teve nas mãos de Giovannoni pontos importantes no garrafão.



Fonte: Site oficial do Vasco


Vasco mostra disposição, bate Campo Mourão e vence segunda seguida no NBB

Terceiro quarto. Gui Deodato erra o arremesso e Renato se joga para pegar o rebote. O passe vai para David Jackson, que mata mais uma bola para o Vasco. Se ainda não exibe o basquete que a torcida espera, nesta quinta-feira o Cruz-Maltino apresentou uma mudança de postura. Brigando por cada posse, dobrando na marcação e com muita disposição, os cariocas dominaram Campo Mourão nos dois quartos finais e pela primeira vez venceram duas seguidas no Novo Basquete Brasil - antes havia batido o Botafogo. O placar de 84 a 59 representou bem a dinâmica dada pela equipe, que colocada como uma das favoritas antes do início do NBB, ainda sofre para se impor.

- Ficamos felizes pela vitória, estamos começando a engrenar. Foi bom porque defendemos muito. E essa precisa ser a tônica da nossa equipe, ainda como foi em todos os jogos de preparação. E até nos jogos que perdemos. Sempre através da defesa. É bom ter uma sequência em casa para se recuperar no campeonato - disse Gui Deodato, do Vasco.

Os cestinhas da partida foram Guilherme Giovannoni, com 15 pontos, e David Jackson, com 13. No sábado, às 11h, em São Januário, o Vasco encara o Paulistano, em sua nona partida na turno do Novo Basquete Brasil. Campo Mourão joga no mesmo dia e segue no Rio de Janeiro. Também no sábado, às 11h, a equipe terá pela frente o Botafogo, no Ginásio Oscar Zelaya. O duelo será o 12º dos paranaenses na temporada.

Disposição do Vasco cansa Campo Mourão

Sem Fúlvio, lesionado e sem previsão de volta, o Vasco iniciou a partida sem um armador de ofício. Do outro lado, tinha como rivais Márcio e Hélio, que na última temporada defenderam a equipe. Em quadra, o Cruz-Maltino começou bem ofensivamente. Em duas bolas de três bem tramadas, com Gustavo e Gui Deodato, abriu 12 a 8 na primeira metade do período. A arbitragem deixava o jogo andar, mas os ataques não conseguiam ultrapassar os 40% em aproveitamento. Greg Brown, em duas boas bolas do perímetro, mantinha os paranaenses por perto. Ao fim do primeiro período, Gustavo era o cestinha com cinco pontos e os cariocas venciam por 16 a 14.

Homem importante na rotação do Vasco no NBB passado, Hélio mostrava que o status era o mesmo em Campo Mourão. Com duas bolas de três no início do segundo período, virou para 20 a 18. O bom desempenho do armador equilibrava o jogo, mas o Cruz-Maltino também encontrava seus espaços. Trabalhando melhor no ataque, achou Lucas Mariano para uma cravada fulminante. David Jackson depois meteu bola de três, e Nezinho achou Giovannoni para de bandeja recolocar os cariocas na liderança na metade do quarto: 28 a 27. A arrancada colocou Giovannoni no jogo. Com uma bola de três e uma cesta e falta, ele embalou e deixou o Vasco com 39 a 35 no fim do segundo período.

Em três minutos, Campo Mourão tirou a frente do Vasco. César, com cinco pontos seguidos, igualou em 42 a 42. A arrancada, contudo, não prosseguiu. Os cariocas se acertaram na defesa e passaram os três próximos minutos com dominância. Com 9 a 0 na parcial e bola de três de Gustavo, abriu 51 a 42 e forçou os paranaenses a pararem o jogo. Bem mais participativo, Nezinho era o símbolo da postura vascaína no duelo, brigando por cada bola. Em arremesso de três do armador, o Vasco colocou sua maior vantagem, 58 a 47, com 11 pontos de frente, para segundos depois fechar o quarto com 59 a 48.

A eficiência mostrada no terceiro período nocauteou Campo Mourão. Os rebotes eram do Vasco e a marcação dos paranaenses já não se encontrava mais. Com cinco faltas, Márcio foi eliminado do jogo. Coletivamente, o Cruz-Maltino funcionava e seis jogadores ultrapassavam a marca de dois dígitos na pontuação. Na metade do período, a frente vascaína era de 74 a 53, com o jogo resolvido. Nos três minutos finais, o Vasco administrou o placar e confirmou a vitória que dá moral para a equipe para o jogo de sábado contra o Paulistano, atual vice-campeão do NBB, também em São Januário.

Fonte: GloboEsporte.com