FFERJ vai convocar clubes e autoridades para discutir onda de violência no Rio
Quinta-feira, 21/12/2017 - 04:14
A preocupação com o crescimento da violência nos estádios chegou à Federação de Futebol do Rio (Ferj). O presidente Rubens Lopes vai convocar autoridades, representantes dos quatro clubes e a CBF para sentar à mesma mesa e discutir medidas de combate à onda que ameaça esvaziar o esporte. A reunião será no início de janeiro, antes do início da Taça Guanabara, marcado para o dia 16. Vale lembrar que, com as férias, os próximos jogos dos grandes do Rio serão justamente nesta fase do Estadual.

O convite vai englobar o Juizado do Torcedor, o Ministério Público (MP), o Grupamento Especial de Policiamento em Estádios (Gepe), o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio e o Superior Tribunal de Justiça Desportiva, além de Flamengo, Vasco, Botafogo, Fluminense e CBF. Rubens Lopes quer tentar fazer com que todas as entidades falem a mesma língua.

- A solução para a crise de segurança e onda de vandalismos e violência que atinge o futebol não é simplista como pode parecer e deve emergir de participação conjunta de todas as instituições interessadas. Não é hora de procurar o herói do jogo, mas sim de ganhar a partida. Medidas isoladas de todos os lados, aleatórias e independentes não resolvem o problema. Precisamos da presença de representantes de todos os que podem contribuir para um caminho que seja eficiente, efetivo e eficaz numa reunião para tratar do assunto, que se realizará no início de 2018, na sede da Ferj, antes do início da Taça Guanabara. Assim sendo, esperamos contar com as presenças do Ministério Público, Juizado do Futebol, Tribunal de Justiça Desportiva-RJ, Superior Tribunal de Justiça Desportiva, CBF e os quatro grandes clubes - disse Rubens Lopes ao blog.

Até o momento, as tentativas de diálogo entre as instituições esportivas (incluindo aí a própria Ferj) e as demais instituições, principalmente o Gepe e o MP, se mostraram infrutíferas. Vide as discussões em torno da ação civil pública da biometria e os desentendimentos do Gepe com Vasco (no caso da barbárie em São Januário) e com o Flamengo (na selvageria da final da Sul-americana).

Fonte: Blog Panorama Esportivo - O Globo Online