Basquete: Vasco precisa vencer o Botafogo para sair das últimas posições do NBB
Terça-feira, 19/12/2017 - 14:55
Quando dois clubes tradicionais de futebol participam de campeonatos de outras modalidades, eles levam consigo a força de grandes torcidas. Expectativa e cobrança também. Por isso, tem tanta importância o Vasco x Botafogo nesta terça-feira, às 19h30m, no primeiro clássico carioca na Arena Carioca 1 — com presença exclusiva da torcida vascaína. O Sportv transmite.

Os rivais do gramado se encontram em posições nada cômodas no NBB. São os dois últimos colocados. Para o Vasco, a penúltima posição é mais surpreende. Depois de uma temporada aquém da expectativa no ano passado, em que terminou na nona colocação, o time de São Januário foi o time que mais se reforçou para a temporada. Chegaram o armador Fúlvio, os alas Gui Deodato, Dedé Stefanelli e Gustavo, os alas-pivôs Guilherme Giovannoni, Renato e Chris Hayes e os pivôs Lucas Mariano.

'Moral para a sequência'

Uma semana antes do início do NBB, o elenco conquistou a Copa Belo Horizonte ao passar invicto por Minas, Flamengo, Vitória, Basquete Cearense e próprio Botafogo, superado por 94 a 70.

— Independentemente do momento que passa cada equipe, um clássico é sempre um jogo diferente — analisou Giovannoni. — Por sermos mandantes e termos a torcida ao nosso lado, esperamos fazer uma boa partida e sair com a vitória. É uma oportunidade que teremos para vencer e recuperar a confiança e a moral para a sequência do campeonato.

Tudo mudou quando o NBB começou. Nas primeiras seis partidas, o Vasco teve cinco derrotas e uma única vitória — mesma campanha do Botafogo. A lanterna fica com o time de General Severiano, que tem maior saldo negativo: 49 contra 22 pontos do Vasco.

No caso do Botafogo, que conquistou uma vaga em seu primeiro NBB graças ao título da Liga Ouro, a expectativa nunca foi de disputar as primeiras colocações. O clube quer evitar as duas últimas posições entre os 15 participantes para não ser rebaixado. Ainda assim, esperava-se ao menos que, em casa, o time conseguisse se impôr. Em três partidas no Oscar Zelaya, o alvinegro só conseguiu vencer a Liga Sorocabana.

Lesões atrapalham

O time vem sofrendo com lesões, como a de Arnaldinho, que não entra em quadra hoje, e a do pivô Rodrigo Bahia, que volta. E terá os dois americanos: o armador Jamaal Smith e o ala-armador Cameron Tatum, que não jogaram todas as partidas do NBB. Smith não atua desde 25 do mês passado, enquanto Tatum fez sua última aparição no dia 18 de novembro.

— Estou me sentindo 100% com relação à lesão. Preciso de um tempo a mais para um condicionamento físico melhor e ritmo de jogo — afirmou Bahia. — Temos um clássico. Sabemos que é um jogo diferenciado, e vamos com tudo.

Fonte: O Globo Online