Atletismo: Aldemir cai nas eliminatórias dos 200m no Mundial: 'Detalhes acabaram me atrapalhando'
Segunda-feira, 07/08/2017 - 16:05
O Brasil terá quatro atletas na rodada desta terça-feira (dia 8) do Campeonato Mundial de Atletismo, em disputa no Estádio Olímpico de Londres. O destaque é Thiago André, que fará a final dos 800 m, a partir das 17:35, hora de Brasília (21:35, hora local).

Rosangela Santos e Vitória Rosa farão a preliminar dos 200 m, enquanto Geisa Arcanjo disputará a qualificação do arremesso do peso.

Thiago André conseguiu lugar na final ao ficar em quarto lugar na série 3 da fase semifinal dos 800 m, com 1:45.83. "Num Mundial, a gente busca sempre a classificação à fase seguinte", disse Thiago após a prova, ainda na zona mista do Estádio. "Como fiz a última série, sabia que precisava correr abaixo de 1:45.93 e ficar pelo menos em quarto lugar da série 3, então me foquei nisso", prosseguiu o meio-fundista da B3 Atletismo, treinado por Ricardo D Angelo.

Mais tarde, no ônibus e depois no hotel, ele voltou a falar com entusiasmo da prova, que volta a ter um brasileiro na final, o que não acontecia desde 2003, quando Osmar Barbosa dos Santos foi o oitavo colocado em Paris. "Corri o que podia, do jeito que precisava, agora descanso um pouco e me preparo para a final", concluiu.

Na prova, o Brasil tem três medalhas no Mundial: prata e bronze com Zequinha Barbosa em Tóquio 1991 e Roma 1987, e bronze com Joaquim Cruz, em Helsinque 1983, na primeira edição do evento.

Na preliminar dos 200 m, o Brasil terá Rosangela Santos e Vitória Rosa, na preliminar, a partir das 15:30 (19:30). Rosangela, atleta do Pinheiros, treinada por Eric Francis, foi a sétima nos 100 m, a primeira sul-americana a alcançar tal feito num Mundial (bateu o recorde sul-americano nas semifinais com 10.91). Vitória defende a B3 Atletismo e treina com Katsuhico Nakaya. "As duas estão bem e podem alcançar resultados", disse o técnico.

Completa a presença brasileira nesta rodada de terça-feira a arremessadora Geisa Arcanjo, do Pinheiros. A prova de qualificação do peso começará às 16:40 (20:40). "Só posso dizer que a Geisa vem se preparando bem", sintetizou seu treinador, o cubano Justo Navarro, referindo-se à finalista olímpica em Londres 2012 e no Rio 2016.

PROVAS DESTA SEGUNDA-FEIRA

Na noite desta segunda-feira, três brasileiros participaram das provas do Mundial. Aldemir Gomes Junior (Vasco da Gama) não passou pelas eliminatórias dos 200 m, terminando em 6º lugar na série 3, com 20.82 (0.3). "Detalhes acabaram me atrapalhando. Larguei bem, fiz bem a curva, mas não concluí bem a prova", disse o carioca.

No salto triplo, Mateus Sá (Pinheiros) terminou em 14º lugar no Grupo A, com 16,10 m (0.2), não avançando para a final.

Nas semifinais dos 400 m com barreiras, Marcio Teles (B3 Atletismo) tropeçou e caiu feio logo após o início da prova, precisando de atendimento médico. Nada de grave, porém, ocorreu como brasileiro, além da frustração de tentar uma vaga na final.

O Brasil disputa o Campeonato Mundial com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), patrocinada pela Caixa Econômica Federal.



Fonte: CBAt, Reprodução Internet (foto)