Basquete: Vasco vence o Basquete Cearense por 90 a 74 na 2ª rodada da Copa Avianca
Quinta-feira, 26/10/2017 - 17:50
O Vasco venceu o Basquete Cearense por 90 a 74 no segundo jogo da Copa Avianca. Nesta última quarta, o Gigante da Colina havia derrotado o Vitória por 85 a 66 na estreia da competição.

O time vascaíno retorna às quadras nesta sexta-feira, às 16h, para enfrentar o Botafogo. O clássico será realizado no mesmo lugar de toda a Copa Avianca - a Arena Minas, em Belo Horizonte.



Fonte: NETVASCO (texto), Reprodução Internet (foto)


Vasco vira para cima do Basquete Cearense e alcança segunda vitória na Copa Avianca

Pela segunda rodada da Copa Avianca, o Vasco da Gama mediu forças com o Basquete Cearense na tarde desta quinta-feira (26/10) na Arena Minas, em Belo Horizonte. Apesar de ter saído atrás do rival no marcador, o Gigante do Basquete conseguiu deixar a quadra com o resultado positivo. A equipe cruzmaltina levou a melhor e venceu o duelo pelo placar de 90 a 74.

Foi o segundo triunfo consecutiva dos comandados do técnico André Barbosa. Na partida de estreia, disputada na última quarta (25), o Almirante derrotou o Vitória (BA) por 85 a 66. O time vascaíno retorna às quadras nesta sexta (27), às 16 horas, para encarar o Botafogo. O clássico com o Alvinegro será realizado no mesmo palco dos primeiros jogos, a Arena Minas, em Belo Horizonte.

O JOGO

Contando com os passes precisos de Fúlvio e os arremessos certeiros de David Jackson, o Cruzmaltino teve um bom começo de partida e chegou a abrir uma diferença de cinco pontos para o rival no primeiro quarto. Na reta final do período inicial, entretanto, o Basquete Cearense reagiu e passou à frente do Vasco no marcador, vencendo assim pelo placar de 24 a 23.

Mesmo com a vantagem, o time nordestino não relaxou e seguiu tomando as rédeas da partida. Comandado por Felipe e Paulinho, o Basquete Cearense deslanchou no ataque e deu trabalho para o sistema defensivo vascaíno. A equipe de São Januário cresceu na segunda metade do quarto, graças aos bons desempenhos de Lucas Mariano e Giovannoni, e foi para o intervalo encostada no marcador: 40 a 37.

Ligado! Foi dessa forma que o Cruzmaltino retornou para a quadra após conversar com técnico André Barbosa. Inspirado, Gui Deodato comandou a volta por cima do Gigante do Basquete dentro da partida. Com uma cesta de três, o ala recolocou o Vasco em vantagem no placar logo no começo do quarto. O armador Fúlvio voltou a aparecer e contribuiu de forma efetiva para o triunfo por 60 a 55 ao final do terceiro período.

No último quarto, o Almirante administrou o resultado e mostrou a força do seu grupo. Isso porque Dedé Stefanelli, Nezinho e Renato saíram da reserva e tiveram papel decisivo em quadra. Os dois primeiros se destacaram nos arremessos de três pontos, enquanto o último nos rebotes. O norte-americano David Jackson foi o cestinha do Gigante da Colina na vitória por 90 a 74.

Titulares:

#11 Fúlvio- 09 pontos, 01 rebote e 10 assistências
#32 David Jackson- 19 pontos, 01 rebote e 03 assistências
#12 Giovannoni- 15 pontos, 08 rebotes e 04 assistências
#01 Gui Deodato- 08 pontos, 02 rebotes e 02 assistências
#28 Lucas Mariano- 18 pontos, 06 rebotes e 02 assistências

Entraram:

#08 Dedé- 06 pontos, 03 rebotes e 01 assistência
#10 Gustavo- 00 ponto, 01 rebote e 00 assistência
#15 Renato- 02 pontos, 05 rebotes e 01 assistência
#23 Nezinho- 12 pontos, 05 rebotes e 02 assistências



Fonte: Site oficial do Vasco (texto, foto), GloboEsporte.com (foto)



Vasco 90 x 74 Basquete Cearense - Copa Avianca (segundo jogo)

Diferente do primeiro amistoso do time no ano, em que acabou derrotado pelo próprio Basquete Cearense por quatro pontos, o Vasco venceu a forte equipe cearense por 90 a 74 e demonstrou organização e espírito competitivo.

O JOGO:

O Gigante do Basquete começou a partida com a mesma escalação do último jogo: Fúlvio, David Jackson, Gui Deodato, Giovannoni e Lucas Mariano. Logo de início, era perceptível a persistência da organização defensiva. Com lindas bolas de 3 do norte-americano David Jackson, o Vasco estava trocando pontos com o Basquete Cearense. O quarto terminou 23-24 para o adversário.

No segundo quarto, a genialidade de Fúlvio prevaleceu sobre a defesa do 'Carcará'. Lindas assistências para bandejas e enterradas de Lucas Mariano fizeram com que o Vasco continuasse perturbando. Mesmo assim, o Basquete Cearense terminou o período superior: 40 a 37.

No terceiro período, o treinador André Barbosa utilizou o banco de reservas e a vantagem começou a aparecer. Dedé Stefanelli - em bolas de três - retomou às rédeas da partida junto ao Nezinho e o Vasco terminou com a vantagem de cinco pontos.

No último quarto o time deslanchou. O armador Nezinho acertou duas bolas de três e a defesa funcionou perfeitamente. A vantagem chegou a ser de dezoito pontos. E não deu outra: vitória do Gigante do Basquete por 90 a 74.

Nota importante: Retorno do ala Gustavo Basílio, que não disputou a primeira partida. Atuou por 4 minutos na vitória.

PONTUAÇÃO:

Lucas Mariano: 18p e 6reb
Gui Deodato: 8p, 2ast e 2reb
Fúlvio: 9p e 10ast
Giovanonni: 15p e 8reb
David Jackson: 19p e 3ast
Dedé Stefanelli: 6p, 3reb e 1ast
Nezinho: 13p, 5reb e 2ast
Renato: 2p e 5reb


Desfalques da partida:

1) Luiz Filipe e Matheus Henry:

Os dois jovens do sub-19, que estão treinando com os profissionais, não viajaram à Minas Gerais.

2) Chris Hayes:

O norte-americano viajou com o elenco para a disputa da Copa Avianca, mas ainda não se encontra em condições de participar de um jogo oficial.

ANÁLISE GERAL:

O elenco do Vasco, mesmo com os desfalques dos dois meninos da base que treinam junto ao profissional e o norte-americano Hayes (recupera-se de lesão no joelho), mostrou estar mais homogêneo. O ataque funcionou muito bem e as bolas do perímetro cairam. Novamente a defesa foi ponto chave para o triunfo cruzmaltino contra a excelente equipe cearense.

Agora o Vasco da Gama têm 100% de aproveitamento na Copa Avianca e enfrenta amanhã a equipe do Botafogo, também às 16 horas, sem transmissão da TV ou internet (apenas tempo real).

Fonte: Vasco Basketball


ESTATÍSTICAS:



Fonte: LNB