Veja as principais 'tarefas' do Vasco durante a pausa do Brasileiro
Terça-feira, 03/10/2017 - 09:36
O elenco do Vasco se reapresenta nesta terça-feira para iniciar a preparação para o jogo contra o Avaí, no dia 11 de outubro, em Florianópolis. Serão oito dias de treinamento até a partida, período causado pela parada do Campeonato Brasileiro para os jogos das eliminatórias da Copa do Mundo. Neste tempo, o técnico Zé Ricardo poderá ajustar mecanismos do time.

Até agora, foram quatro jogos do Vasco sob o comando de Zé. O treinador mexeu pouco na equipe e conseguiu criar uma base, especialmente defensiva. Entretanto, os resultados ainda são medianos: uma vitória, uma derrota e dois empates. O que analisar para melhorar o rendimento?

Sistema defensivo melhorou...

Este foi o ponto em que o Vasco mais evoluiu com Zé. O treinador fechou a retaguarda com Madson, Breno, Anderson Martins e Ramon, organizou o time e estancou a sangria de gols: foram três sofridos em quatro jogos. Muito se deve também à postura da equipe, que esteve mais cautelosa nos duelos com Grêmio e Corinthians.

... Mas o ataque, não

A evolução defensiva, porém, cobrou seu preço. O Vasco esteve muito recuado nos últimos jogos e poucas vezes balançou as redes dos adversários: foram três gols nas últimas quatro partidas. Falta equilíbrio à equipe.

- O Vasco sofreu apenas três gols, e um deles foi aquele do Jô. É um ponto positivo que temos que analisar. A equipe tinha a defesa mais vazada da competição. Buscamos esse equilíbrio para produzir melhor - disse Zé, após o empate com a Chapecoense.

Diante de Grêmio e Corinthians, a produção ofensiva foi pequena. Contra Sport e Chapecoense, houve melhora, mas um novo problema surgiu.

Melhorar a mira

O Vasco saiu na frente contra Sport e Chape e teve diversas chances de definir o placar a seu favor. Mas pecou demais na hora de definir. Em ambos os jogos, foi castigado ao sofrer o empate. Nas quatro partidas com Zé, foram 15 finalizações certas e 38 erradas: aproveitamento de 28,3%.

Recuperar jogadores

A expectativa de melhora fica pela possível volta de Luis Fabiano. Ele ainda é o artilheiro do Vasco no Campeonato Brasileiro, com cinco gols em 11 jogos. Em fase final de recuperação de cirurgia no joelho direito, o Fabuloso pode voltar a treinar no campo no fim desta semana, o que aumentaria as chances de seu retorno contra o Avaí.

Além de Luis Fabiano, outro que deve ficar em condições para jogar é Wagner. O meia foi titular com Zé contra Grêmio e Corinthians, mas sofreu lesão na coxa e foi desfalque nos dois jogos seguintes.

Fonte: GloboEsporte.com