Vasco obtém o Certificado de Clube Formador junto à Confederação Brasileira de Clubes
Segunda-feira, 04/09/2017 - 21:22
O Vasco da Gama cumpriu mais uma etapa do processo de reconstrução de sua Fábrica de Craques. O Gigante da Colina conseguiu no último mês de agosto, junto à Confederação Brasileira de Futebol, o Certificado de Clube Formador (CCF). O documento é entregue somente aos clubes que seguirem uma série de regras estabelecidas pela Lei 12.295/11, que alterou a Lei 9.615/98, popularmente conhecida como Lei Pelé.

A conquista do certificado premia o excelente trabalho desenvolvido pelo Vasco da Gama desde o início da atual gestão, em dezembro de 2014. As categorias de base receberam uma atenção especial do clube e passaram por uma grande quantidade de melhorias, com destaque para a reabertura da Pousada do Almirante, reforma no Colégio Vasco da Gama e o retorno de toda a estrutura de formação para o Complexo Esportivo de São Januário.

Para obter o certificado, que dá ao seu portador mais segurança e o direito de assinar contratos de formação e ser indenizado pela transferência de jogadores a partir dos 14 anos de idade, o Vasco precisou atender a uma série de exigências, como apresentar a relação dos técnicos e preparadores físicos, comprovar a participação em competições oficiais, detalhar os programas de treinamento e proporcionar assistência médica e educacional aos atletas.

- É com muita felicidade que anunciamos a conquista do Certificado de Clube Formador. Trabalhamos muito desde o nosso retorno para recuperar e oferecer uma estrutura à altura da grandeza do clube para as categorias de base, que estavam abandonadas e largadas em Itaguaí. A nossa missão era transformar o Vasco novamente em formador, algo que sempre foi ao longo de sua história. Ainda precisamos fazer muita coisa, temos consciência disso, mas a chegada desse documento mostra que estamos no caminho certo, que o trabalho que vem desenvolvido é de qualidade - afirmou o diretor geral das categorias de base Álvaro Miranda.

O trabalho desenvolvido pelo Vasco em sua Fábrica de Craques

O processo de formação do Gigante da Colina se inicia no futsal, de onde surgiram inúmeros craques, casos de Felipe, Pedrinho, Souza, Alex Teixeira, Allan e Phillippe Coutinho. O Vasco da Gama é o único clube do Rio de Janeiro a possuir um trabalho voltado para crianças que possuem idade inferior a sete anos. Além de oferecer todas as condições de treinamento, como modernas dependências e o acompanhamento de profissionais das mais diversas áreas, o clube possui uma metodologia específica e que respeita a faixa etária de cada uma das crianças. Os pequenos aprendem desde cedo a história do clube, assim como o grito de Casaca e as demais tradições, tornando-se assim vascaínos de raiz.

A transição para o futebol de campo começa ainda na categoria sub-07, de forma gradativa, sem o número máximo de jogadores determinados para a realização de uma partida. A estratégia tem feito sucesso e, sem dúvidas, é responsável pelo excelente rendimento do Gigante da Colina nos torneios promovidos para as categorias iniciais, que englobam também equipes sub-09, sub-11 e sub-13. É o Vasco da Gama que possui o melhor aproveitamento nas competições do Rio de Janeiro para essas faixas etárias. Em 2016, dos oito campeonatos promovidos com chancela da FERJ, o Cruzmaltino conquistou quatro títulos estaduais e obteve dois vice-campeonatos.

O sub-15 e o sub-17 levantaram troféus apenas em 2015, porém se o maior objetivo da base é a formação de jogadores de qualidades, essas equipes também podem ser consideradas campeãs. É comum ver atletas serem convocados para a Seleção Brasileira e/ou serem promovidos para uma categoria superior, caso recente do atacante Paulinho, que possui idade para atuar no sub-17, se destacou no sub-20 e hoje integra o elenco profissional. O meia Robinho e o atacante Paulo Vitor, que hoje são titulares da equipe júnior, faziam parte do elenco juvenil no ano passando, quando o mesmo fez a melhor campanha da história do Vasco na Copa do Brasil da categoria. O último, inclusive, já estreou e balançou as redes pelo time de cima.

O trabalho da Fábrica de Craques vai indo de vento em popa na categoria júnior. Além de ter feito a melhor campanha dos últimos 15 anos na Copa São Paulo, o sub-20 recuperou o respeito nacional com o excelente desempenho na Copa do Brasil. O Vasco acumulou triunfos sobre América Mineiro, Vitória e São Paulo (vencedor das edições de 2015 e 2016) e chegou ao segundo jogo das semifinais com 100% de aproveitamento, sendo eliminado apenas nos últimos minutos pelo campeão Atlético Mineiro. No Estadual, o Cruzmaltino deixou os rivais Botafogo, Flamengo e Fluminense para trás e conquistou a competição, além dos dois primeiros turnos (a Taça Guanabara e a Taça Rio). Oito jogadores do time foram promovidos aos profissionais (o goleiro João Pedro, o zagueiro Ricardo, o lateral Alan, os volantes Andrey e Cosendey, o meia Mateus Vital e os atacantes Paulo Vitor e Paulinho) e outros já foram observados (os laterais Rafael França e Luan e os meias Dudu e Robinho).



Fonte: Site oficial do Vasco