Beneméritos que evitaram anulação da reunião do Conselho Deliberativo alegam que foram induzidos ao erro em carta protocolada pela oposição
Sábado, 12/08/2017 - 07:31
No dia 4 de julho, uma reunião convocada pelo Conselho Deliberativo do Vasco (Code), presidido por Luis Manuel Rebelo Fernandes, foi realizada para aprovar os novos sócios eméritos e beneméritos do clube. Porém, um nome chamou a atenção na lista: Luciano Martins Araújo, diretor das divisões de base do infanto-juvenil do Vasco, e possível flamenguista, ganhou o título de sócio emérito.

Revoltados, membros da oposição tentaram questionar o nome de Luciano na lista, porém, não foram ouvidos, já que o presidente do Code não deixou nenhum presente falar sobre a reunião. Após o episódio, Otto de Carvalho, presidente do Conselho Fiscal do clube, e também candidato de oposição, protocolou uma carta pedindo a anulação da reunião, com a assinatura de 60 beneméritos (número mínimo para que a solicitação seja acatada).

Entretanto, no dia 9 de agosto, o Vasco, em seu site oficial, publicou uma nota (​veja aqui) respondendo ao pedido de Otto de Carvalho, alegando que quatro dos beneméritos que haviam assinado a carta de anulação "deram para trás", ou seja, retificaram um pedido para que as assinaturas não tivessem validade.

Automaticamente, o pedido de Otto de Carvalho para cancelar a reunião do Conselho Deliberativo do Vasco, antes legítimo, que aprovou o nome do possível flamenguista Luciano Martins Araújo e de outros não tinha mais validade por não contar com o número mínimo de assinaturas.

Otto de Carvalho, então, procurou saber quem eram os quatro beneméritos que tinham deixado de assinar, mas não conseguiu obter as cartas com prontidão. Nesta sexta-feira (11), a reportagem do Esporte Interativo teve acesso às cartas de cada nome que pediu a anulação das assinaturas e, em todas elas, os beneméritos João Manuel de Almeida, Antônio Pires Capella, Nério Meira Silva e Iran Ferreira da Silva alegaram terem sido "induzidos ao erro". Veja:



Na última quinta-feira (10), novos nomes foram aprovados pelo Conselho de Beneméritos do Vasco e, entre eles (​veja aqui), constava o de João Manuel de Almeida, que antes estava apoiando o cancelamento da reunião, sendo um dos 60 beneméritos que assinaram a solicitação de Otto de Carvalho e, um dia depois, foi alçado ao cargo de Grande Benemérito.

Presidente do Conselho Fiscal e candidato de oposição, Otto de Carvalho já afirmou que vai continuar buscando novas assinaturas para chegar a 60 beneméritos e cancelar a reunião. A posição do Vasco é que todos os nomes aprovados foram praticamente por unanimidade e que todos têm serviços honrosos prestados ao clube.

Fonte: Esporte Interativo