Milton Mendes tem 3 auxiliares no Vasco; veja comparativo com outros clubes da Série A
Domingo, 30/07/2017 - 14:49
Uma das surpresas do Campeonato Brasileiro pelo bom futebol, o Grêmio tem um diferencial em relação aos times que iniciaram a 17ª rodada do Campeonato Brasileiro no G6, o grupo dos classificados para a Libertadores. A equipe de Porto Alegre, vice-colocada, é a que tem menos auxiliares técnicos na comissão. Tem apenas um para ajudar Renato Gaúcho, enquanto os adversários tem duplas, trios e até quartetos.

O escudeiro de Renato Gaúcho é Alexandre Mendes, que vive nesta passagem a sua terceira pelo Grêmio (sempre acompanhando o treinador). Ano passado ele até chegou a comandar a equipe contra o Cruzeiro pela semifinal da Copa do Brasil porque o "titular" estava suspenso. Repetiu isso diante do Flamengo, em 8 de fevereiro deste ano, porque o comandante decidiu poupar os principais nomes do time e acabou se poupando também.

A escolha tem se mostrado não apenas eficaz, como também interessante financeiramente. Afinal o clube gaúcho economiza abrindo mão de mais auxiliares.

O Santos, adversário do Grêmio na tarde deste domingo - às 16h (de Brasília), na Arena gremista - tem uma realidade diversa e, comparado ao time tricolor, pode ser afirmar que "ostenta" auxiliares. Tem quatro. Levir Culpi está acompanhado de Luiz Roberto Matter, a quem indicou, e os ex-jogadores Serginho Chulapa, Elano e Marcelo Fernandes - estes três são integrantes da comissão fixa do time da Vila Belmiro, sendo que os dois últimos tiveram problemas com Dorival Júnior.

O líder Corinthians tem três auxilares para Fábio Carille. O Flamengo, quarto na classificação, tem dois para ajudar Zé Ricardo. Ambos os times também se enfrentam neste domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Corinthians, em São Paulo.

O Palmeiras, que começou a rodada na quinta posição, também tem um quarteto, sendo que Cuquinha é filho de Cuca e Alberto Valentim saiu em dezembro e retornou recentemente ao clube. Por fim, o Sport tem tem dois auxiliares trabalhando com Vanderlei Luxemburgo.

Ter mais ou menos auxiliares, no entanto, não significa mais ou menos sucesso. Há exemplos que mostram bem isso.

A exemplo do Grêmio, o Atlético-MG e a Chapecoense tem apenas um auxiliar técnico cada um em suas comissões. Apesar disso iniciaram a 17ª rodada na 13ª e na 11ª colocações, respectivamente.

Diogo Giacomini ajuda o técnico Rogério Micale na equipe de Belo Horizonte, tendo inclusive assumindo o time interinamente em um jogo. Talvez o "Galo" seja a equipe com o trabalho mais decepcionante até aqui, levando-se em conta o bom elenco, com Fred, Robinho, entre outros.

Emerson Cris, que também já foi técnico interino, auxilia Vinícius Eutrópio na Chapecoense. Ele já estava na função quando o treinador era Vágner Mancini. O trabalho na equipe é razoável, uma vez que a ameaça do rebaixamento é uma preocupação real.

O Bahia faz parte do grupo que tem um número maior de auxiliares. São três ajudando Jorginho, mas a equipe é apenas a 14ª na tabela, com 19 pontos. O Atlético-GO, que é o lanterna, também tem três, sendo que um deles (João Paulo Sanches) está como técnico interino neste momento.

O Vasco é outro clube com três auxiliares ajudando Milton Mendes e está na nona colocação.

Veja abaixo a situação de cada um dos 20 times da Série A do Brasileiro.

A ordem abaixo foi definida de acordo com a classificação do Campeonato Brasileiro antes do início da 17ª rodada.

1º CORINTHIANS - 40 pontos
Osmar Loss
Leandro da Silva
Fábio Félix

2º GRÊMIO - 32
Alexandre Mendes

3º SANTOS - 30
Luiz Roberto Matter
Serginho Chulapa
Elano
Marcelo Fernandes

4º FLAMENGO - 28
Jayme de Almeida
Cleber dos Santos

5º PALMEIRAS - 26
Cuquinha
Eudes Pedro
Alberto Valentim
Cláudio Patres

6º SPORT - 24
Júnior Lopes
Daniel Paulista

7º BOTAFOGO - 24
Emilio Faro
Felipe Conceição

8º VASCO - 23
Ednelson Da Conceição Silva
Valdir Bigode
Silveira

9º CRUZEIRO - 22
Sidnei Lobo
James Freitas

10º PONTE PRETA - 21
Juninho
João Brigatti

11º CHAPECOENSE - 21
Emerson Cris

12º FLUMINENSE - 21
Leomir
Edevaldo de Freitas

13º ATLÉTICO-MG - 20
Diogo Giacomini

14º BAHIA - 19
Luisinho Quintanilha
Preto Casagrande
Luiz Iubel (coordenador de treinos)

15º CORITIBA - 19
Cleocir dos Santos (Tico)
Eduardo Ferreira

16º ATLÉTICO-PR - 17
Kelly
Alexandre Mendonça Veiga

17º AVAÍ - 17
Evando Camillato
Fabrício Bento da Cunha

18º SÃO PAULO - 16
Lucas Silvestre
Leonardo Porto

19º VITÓRIA - 12
Valter Abrantes [também é coordenador físico]
Flávio Tanajura

20º ATLÉTICO-GO - 9
João Paulo Sanches [hoje é técnico interino]
Danilo Portugal [foi promovido do sub-19]
Rafael Cotta [era analista de desempenho]



Fonte: ESPN.com.br (texto), Reprodução Internet (foto)