Em 1983, Vasco venceu o Santos por 2 a 0 pela 3ª fase do Brasileiro; relembre
Domingo, 16/07/2017 - 10:53
Vasco e Santos é historicamente um dos mais antigos clássicos interestaduais do Brasil. No fim da década de 50, o confronto esses dois clubes bombava. O Peixe já com Pelé começava a dominar o futebol paulista e nacional enquanto que o Cruzmaltino ainda vivia das glórias do seu famoso Expresso da Vitória. Ambos formavam praticamente a metade da seleção brasileira campeã em 1958, além de protagonizarem jogos decisivos pelo Torneio Rio São Paulo, o Robertão.

Não se pode esquecer que o milésimo gol de Pelé foi marcado justamente em um embate entre vascaínos e santistas em pleno Maracanã, um ano depois de os dois clubes se engalfinharem pela fase final da Taça de Prata, o primeiro campeonato nacional sem mata mata realizado pela CBD.

Infelizmente, no próximo domingo, o clássico que já teve Pelé de um lado e Roberto Dinamite de outro, não terá público. Devido às confusões na torcida vascaína, a peleja será disputada com portões fechados e no Engenhão. Mas o Caverna vai matar a saudade da arquibancada cheia e relembrar um encontro entre eles pelo Brasileirão de 1983.

A partida valia pela terceira fase. Os dois integravam o Grupo Q junto com Palmeiras e Náutico. No jogo de São Paulo, o Peixe levou a melhor, vencendo pela contagem mínima. O Vasco precisava vencer em casa o então líder Santos, que somava seis pontos, pois só havia conseguido empates com Náutico e Palmeiras no Maracanã. A vitória por 1 a 0 no clube pernambucano em Recife, ainda pela segunda rodada, dava um alento ao Bacalhau que chegou aos quatro pontos junto com o Timbu. O Palmeiras era o lanterna com dois, mais todos ainda brigavam pau a pau pelas duas vagas à quartas de final.

O jogo:

O Vasco não estava com muita sorte nas partidas anteriores realizadas no Maraca, onde ficara no 2 a 2. Mas sem ligar muito para a superstição parte pra dentro do Santos e com dois minutos tem a primeira chance. Serginho rouba a pelota e toca para Roberto. Este lança Marquinho pela esquerda. O ponteiro cruza e Ernani desperdiça finalizando torto. Cinco minutos depois, o Vasco insiste com marquinho. Ele dribla com márcio Rossini perto da bandeirinha de córner. Roberto vem por trás, rouba a bola e toca para Pedrinho centrar para a testada certeira de Elói, que abre o placar. O santos busca a ração e abre espaço para os contragolpes vascaínos. Aos quatorze, Geovani tabela com Marquinho e lança Pedrinho que se livra do marcador e chuta rente ao travessão. O peixe quase chega ao empate quando Pita recebe de Paulo Isidoro ela direita, passa por Pedrinho e cruza. Mazaropi, que substituía o suspenso Acácio, falha e João Paulo com o gol vazio acerto o rosto de Orlando Fumaça. Com o susto, o Vasco segura o placar até o fim da primeira etapa.

O segundo tempo começa morno até Orlando Fumaça dar uma pixotada e chutar em cima de Pita. Serginho pega a sobra e fuzila. Mazaropi defende no susto. Aos onze, Ernani recebe de Elói, passa por Gilberto e cruza forte da direita. Mas ninguém aproveita. O jogo fica brigado e com poucas chances. Marola divide com Ernani. O meia vascaíno sai machucado e ao ver o sangue em sua perna, perde a cabeça e agride o goleiro santista com um pontapé. O árbitro expulsa os dois. Com mais espaço, as jogadas começam a sair. Com pouco mais de meia hora, Elói faz um carnaval pela zaga santista e toca para Pedrinho que e derrubado. A galera cruzmaltina pede pênalti, mas o árbitro deixa passar. Em outro contragolpe, Roberto recebe livre pela meia esquerda e toca com categoria na saída de Marola, dando números finais ao placar. No fim , Elói faz outra grande jogada entortando Toinho Carlos, mas o zagueiro consegue se recuperar e divide com o meia vascaíno, que, de novo, reclama de pênalti.

A vitória deixou o Vasco na liderança do grupo, precisando apenas de um empate na última rodada contra o Palmeiras, que metera seis o Náutico, para ficar com uma das vagas. A boa atuação deixou a bacalhoada animada.

Ficha Técnica:

Domingo, 24 de abril de 1983.
Maracanã – Vasco 2 x 0 Santos – Campeonato Brasileiro- Terceira Fase.
Árbitro: Maurílio José Santiago.
Expulsão: Marola e Ernani.
Gols: Elói aos 7' no 1º tempo; Roberto aos 38' no 2º tempo.
Vasco: Mazaropi, Galvão, Celso, Orlando Fumaça e Pedrinho; Serginho, Dudu (Geovani) e Elói; Ernani, Roberto e Marquinho. Téc.: Antonio Lopes.
Santos: Marola, Toninho Oliveira, Marcio Rossini, Toninho Carlos e Gilberto; Toninho Silva, Paulo Isidoro e Pita; Serginho Dourado (Ademir Maria), Serginho e João Paulo. Téc.: Chico Formiga.



Fonte: Blog Caverna do Futebol