Sem os suspensos Douglas Luiz e Jean, Vasco poderá ter Wellington e Bruno Paulista contra o Urubu
Segunda-feira, 03/07/2017 - 09:59
Depois do desempenho ruim fora de casa nas primeiras rodadas, Milton Mendes avisou que iria mudar de estratégia. Na verdade, a ordem passou a ser repetir a postura mostrada em São Januário, sem se limitar a defender e tentar ataques em lances isolados. No empate por 2 a 2 com o Coritiba, domingo, na Vila Capanema, já foi possível ver a diferença, e o time conseguiu somar seu primeiro ponto fora do Rio.

Ao contrário de algumas rodadas anteriores, o esquema com três volantes não foi usado. Principalmente no primeiro tempo, o Vasco conseguiu se defender e ser perigoso na frente. Durante toda a partida, a equipe teve dez finalizações e criou quatro boas chances de gol. Thalles marcou de cabeça, segurou bem a bola na frente e mostrou que pode ser uma boa alternativa quando Luis Fabiano não puder jogar, se, obviamente, não voltar a piorar sua forma física.

No segundo tempo, no entanto, o Vasco reviveu alguns dramas de rodadas anteriores, quando foi pressionado e a zaga teve dificuldades. A equipe sofreu dois gols, marcados por Kleber Gladiador em bolas levantadas na área. Apesar disso, o resultado foi positivo e mostra o caminho que o time deve seguir daqui em diante longe da Colina.

- Com a entrada do Anderson, a equipe deles saiu mais para jogo. Baixou as linhas e nos dificultou. Muitas bolas aéreas. Tentei o Eder para dar velocidade. Pensei nele, no Guilherme e Escudero, mas optei pelo Eder. Com a entrada do Rafael (Marques) no lugar do Thalles, que estava há muito tempo sem jogar, ficamos com três zagueiros centrais, o que já tínhamos treinado. O Breno estava sentindo um incômodo. Por mérito do adversário, conseguiram ficar à frente, mas nossa equipe nunca desiste - analisou Milton Mendes.

Na próxima rodada, o Vasco terá mais um grande desafio em casa. E precisará reinventar a formação de seu meio de campo, já que Douglas e Jean receberam o terceiro cartão amarelo e estão fora. A missão será fazer o time não sentir a falta do entrosamento da dupla de volantes titular. Se não quiser mexer na estrutura tática do time, Milton Mendes pode, por exemplo, escalar Wellington e promover a estreia de Bruno Paulista. O longo período de inatividade, no entanto, é um risco.

Em uma alternativa mais ousada, Escudero também poderia ser utilizado como segundo volante. A mais cautelosa seria a entrada de um volante e um zagueiro, já que Milton Mendes treinou algumas vezes a equipe no 3-6-1. Neste caso, Rafael Marques poderia ter uma chance ao lado de Paulão e Breno, com a possibilidade de os laterais terem mais liberdade para atacar.

Nesta segunda-feira os jogadores retornam de Curitiba ao Rio de Janeiro e ganham o restante do dia de folga. Milton Mendes só vai começar a traçar a estratégia para o clássico com o Fla a partir de terça, e disse que ainda não está certo do que vai fazer.

- Vamos pensar em cima disso. Temos a possibilidade de o Bruno Paulista jogar. O Wellington. Há outros jogadores, como o Escudero. Vamos nos debruçar em cima do Flamengo esta semana e decidir o que faremos. Penso em cima de soluções, não de problemas. Flamengo x Vasco é um Flamengo x Vasco, um jogo que temos que encarar de forma diferente, dentro da nossa casa - finalizou.

Com o empate, o Vasco chegou a 16 pontos e se manteve na sexta posição na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Luis Fabiano, que cumpriu suspensão contra o Coritiba, retorna ao time.



Fonte: GloboEsporte.com