Confira 20 curiosidades do Vasco campeão brasileiro de 1997
Quinta-feira, 11/05/2017 - 11:29
Em 1997, o time comandado por Antônio Lopes teve Edmundo em uma das maiores fases da carreira e ficou com a taça do campeonato nacional pela terceira vez. Lembre de 20 curiosidades daquela campanha que os vascaínos jamais vão esquecer.

1 – Crias de São Januário – Recém-promovidos dos juniores, o lateral-esquerdo Felipe e o meia Pedrinho eram as apostas do cruzmaltino para a temporada de 1997.

2 – Experiência e contratações de peso – Mauro Galvão e Evair foram contratados para dar mais experiência ao grupo, que já contava com jogadores rodados como Edmundo, Luisinho, Juninho e Ramon.

3 – Revelações do Campeonato Carioca – Além de jogadores consagrados, o Vasco apostou em jogadores que foram bem em clubes pequenos do Rio de Janeiro. O zagueiro Odvan chegou do Americano e o volante Nasa, do Madureira.

4 – Começo ruim – equipe de 97 começou o Brasileirão comduas partidas que levaram preocupação aos torcedores. Na estreia, uma derrota por 2 a 1 para o Corinthians no Pacaembu com direito a Edmundo expulso. Em seguida, um empate em 3 a 3 com o Juventude em casa.

5 – Ajuste no ataque – Evair sempre foi um homem-gol por onde passou. Ao chegar no Vasco, jogando com Edmundo em grande fase, teria que virar um garçom. O fato de não fazer gols o incomodava. Evair chegou a dizer para Antônio Lopes que não poderia fazer essa função e que deveria dar a vaga a outro atleta. Edmundo interveio e pediu para que Evair seguisse no time, e a dupla deu muito certo no Vasco.

6 – Campanha na primeira fase – O Vasco terminou a fase de classificação como o melhor pontuador, somando 54 pontos em 25 jogos. Foram 17 vitórias, três empates e cinco derrotas.

7 – Invicto na segunda fase – Na segunda etapa, os oito melhores classificados foram divididos em dois grupos. O Vasco enfrentou Juventude, Flamengo e Portuguesa, e garantiu vaga na decisão somando 14 pontos, com quatro vitórias e dois empates.

8 – Decisão sem gols – Apesar de ter um ataque matador, com o artilheiro Edmundo, o Vasco não fez gols na decisão diante do Palmeiras. Beneficiado pela melhor campanha, foi campeão após dois empates em 0 a 0.

9 – Edmundo com a 10 – Acostumado a jogar com a camisa 7, Edmundo escolheu a camisa 10, deixando o número preferido para o volante Nasa.

10 – Herói de 89 no elenco – Sorato foi o autor do gol do título brasileiro de 1989 com apenas 19 anos. Em 1997, já mais experiente, fez parte do grupo, e apesar de não ser um dos titulares, foi considerado peça fundamental para a equipe chegar ao tricampeonato.

11 – Primeiro semestre de decepções – Antes de chegar ao título brasileiro, o primeiro semestro Vasco não deixou saudades para o torcedor. O time perdeu a decisão da Taça Guanabara para o Botafogo, não se classificou para a decisão da Taça Rio e na grande decisão do estadual foi novamente derrotado pelo time da estrela solitária. No Rio-São Paulo, eliminação na primeira fase em confronto com o Santos. Na Copa do Brasil, revés para o Atlético-PR na segunda fase, e na extinta Supercopa, eliminação após interrupção do confronto com o River Plate depois da torcida arremessar uma pedra na cabeça do bandeirinha.

12 – Edmundo com ajuda dos tribunais – Expulso na primeira partida da final, Edmundo, artilheiro do campeonato, não deveria jogar a granddecisão. Mas o camisa 10 foi absolvido pelo Tribunal Especial da CBF, por 6 votos a 1, da acusação de agressão ao zagueiro Cléber e ofensa ao árbitro Antônio Pereira no jogo de ida.

13 – Recorde de gols em uma única partida do Brasileirão – No dia 11 de setembro, o Vasco recebeu o União São João em São Januário, e Edmundo entrou para a história com seis gols marcados em um única partida. O primeiro com apenas 27 segundos debola rolando. Quatro deles em um intervalo de só 11 minutos no segundo tempo, e a conta poderia ser maior se o atacante não tivesse perdido um pênalti.

14 – Ataque matador e muralha no gol – O ataque vascaíno é muito lembrado pela conquista do tricampeonato brasileiro, mas não fosse o goleiro Carlos Germano, a história poderia ter sido diferente. No jogo decisivo no Maracanã, o goleiro salvou o Vasco em pelo menos quatro oportunidades.

15 – Liderança demorou a chegar – Mesmo equilibrando uma campanha de ser quase imbatível em casa e conseguindo bons resultados longe do Rio, a liderança demorou a chegar. A ponta foi alcançada na 21ª rodada, quando o Vasco ultrapassou o Internacional de Celso Roth e do atacante Christian, que vivia grande fase.

16 – Goleada no rival – Um dos jogos mais lembrados pelos vascaínos naquela campanha de 1997 aconteceu na segunda fase do Brasileirão. A goleada de 4 x 1 sobre o Flamengo, no Maracanã, com três gols de Edmundo e um de Maricá, foi o combustível para a luta pelo título nacional.

17 – Pôster em cartão telefônico – A conquista do título de 1997 ficou eternizada em pôsteres na parede de muitos vascaínos. Mas quem foi mais esperto guardou outra relíquia. A Telebrás lançou um cartão telefônico de 20 unidades com a formação campeã.



Fonte: Yahoo