Projeto inicial de São Januário previa mais de 100 mil lugares

Sábado, 15/04/2017 - 13:51
comentários

São Januário completa 90 anos no dia 21 de abril. Inaugurado em 1927, o estádio vascaíno ainda é o maior particular do Rio de Janeiro, mas poderia ter sido ainda maior. Um dos projetos apresentados à época previam mais de 100 mil lugares. Quem conta é o historiador do Centro de Memória do Vasco, Walmer Peres:

"Existiam outros projetos para a construção do estádio. Inclusive, foi pensado um estádio para mais de 100 mil torcedores. A fachada que hoje é neocolonial seria neoclássica. Só que não foram à frente, escolheram esse projeto atual e é o que está aí até hoje", revelou Walmer em entrevista ao jornal Lance.

O historiador cita motivos predominantemente econômicos para que o projeto com capacidade maior fosse abandonado em favor do que prevaleceu, com a "ferradura":

"É um esforço econômico muito grande. Na época da construção, faltou fôlego econômico porque o clube precisava formar equipes. O esforço econômico para isso, que nunca foi feito por nenhum outro clube do Rio de Janeiro, tem seu preço. Então, o Vasco não poderia jogar tudo que ele tinha na construção de um estádio somente e deixar de formar sua equipe. Chega um momento que para e com o passar dos anos, vamos dizer assim, esse formato atual de ferradura acabou permanecendo e caiu nas graças do Vasco e dos torcedores. Poderia ter sido fechado, mas acabou não indo, talvez por falta de um fôlego financeiro maior. Mas o esforço já era gigantesco", afirmou o historiador Walmer ao jornal Lance.



Fonte: NETVASCO (texto), Revista Architetura no Brasil (imagem)