Cardeal Dom Orani Tempesta, arcebispo do Rio, aceita convite do Vasco para missa campal em São Januário

Quarta-feira, 12/04/2017 - 19:35
comentários

O presidente Eurico Miranda se reuniu na tarde desta quarta-feira (12/04) com o arcebispo do Rio de Janeiro, o Cardeal Dom Orani Tempesta, em seu gabinete, localizado no Centro da cidade. O encontro contou também com a presença do Frei Edielson de Oliveira, do Padre Jorge André Pimentel e do Assessor da Presidência Ricardo Vasconcellos, e serviu para fortalecer ainda mais a relação do Vasco da Gama com a Igreja Católica.

Durante a reunião, o presidente cruzmaltino sugeriu ao arcebispo a celebração de uma missa no Complexo Esportivo de São Januário no dia 14 de maio. O Gigante da Colina promoverá a solenidade para comemorar os 100 anos da aparição de Nossa Senhora de Fátima e os 90 anos da construção do seu estádio. O convite foi prontamente aceito pelo Cardeal Dom Orani Tempesta, que em entrevista ao Site Oficial rasgou elogios para o Vasco.

- Foi muita alegria receber o presidente Eurico Miranda aqui em nosso gabinete. Gratificante também foi ver a devoção mariana que existe por parte do Vasco e do presidente à Nossa Senhora de Fátima. Depois, junto com o capelão da Paróquia de São Januário, o presidente expressou a vontade de comemorar os 100 anos das aparições de Fátima com uma missa no campo do Vasco no dia 14 de maio. Será a oportunidade de dizer a todos que a fé nos ajuda a viver melhor e no faz ter um pouco mais de fraternidade. Desde já convidamos todos para participar dessa celebração, que comemorará também o trabalho social e desportivo que o Vasco faz com os futuros atletas e pessoas que residem no entorno do seu estádio. Através do esporte podemos fazer muito bem. Será uma missa de ação de graças - afirmou o arcebispo do Rio de Janeiro.

Religião e esporte caminham juntos no Vasco da Gama. O Cruzmaltino é o único clube grande brasileiro a possuir uma capela dentro do seu estádio. Localizada atrás do gol do placar eletrônico, as obras da Capela Nossa Senhora das Vitórias iniciaram em 1955 e esta foi oficialmente inaugurada no dia 26 de agosto de 1961. Entretanto, a devoção a Nossa Senhora das Vitórias dentro do Clube é mais antiga do que se pode pensar. Ela remete à década de 20 do século passado, quando os dirigentes vascaínos premiavam os atletas campeões com medalhas da santa. O Clube também possui como tradição não abrir durante os feriados católicos.

- O Vasco é um clube católico e nada melhor que comemorar os 90 anos de seu estádio com uma grande celebração. Vamos aproveitar para festejar os 100 anos da aparição de Fátima também. Iremos realizar uma missa campal na dimensão que essa data merece. Tínhamos esse desejo, mas o chefe dos católicos no Rio de Janeiro é o arcebispo, então tinha que vir aqui pedir autorização e convidá-lo para estar presente nessa solenidade. Eu saio daqui muito feliz, pois obtive a concordância do Dom Orani. Ele confirmou a presença na missa. Vamos buscar fazer uma festa muito bonita - disse o presidente Eurico Miranda ao Cardeal Dom Orani Tempesta.







Fonte: Site oficial do Vasco